Line Array

Os Line Arrays foram especialmente desenhados para que, quando colocamos várias unidades, o conjunto se comporte com uma única fonte sonora. Isso é o que o diferencia dos sistemas convencionais. O formato horizontal das caixas, a distância entre os alto-falantes, a frequência de corte e até o mesmo o desenho da via dos agudos são importantes para possibilitar o comportamento.


Nos tons médios e graves, o Line Array possui duas características na qual podemos conversar. A primeira é evidente aos olhos, e é a disposição das caixas, extremamente próxima entre si. A segunda não pode ser vista, mas é mencionada sempre em qualquer texto sobre o assunto, a frequência de corte superior dos alto-falantes, que como veremos mais tarde é uma parte importante no desenho do sistema e não pode sofrer variações pois isso afetaria negativamente o comportamento do equipamento. Essas duas características têm mais em comum do que poderia parecer no início e poderiam até ser explicadas de uma única vez, mas vamos escrever um texto calmo e conciso! Acompanhe-nos.

Busque por preço

R$
R$

Marcas

Características ideais de um equipamento Line Array

Existem duas características que seriam ideais que estivessem no seu equipamento de som. A primeira seria a capacidade de controlar a direção vertical, de forma que seja possível dirigir a energia para onde o público está, evitando que o som chegue aonde cause problemas, ou que ele seja dispersado.

Controle de Direção
A cobertura vertical que necessitamos em um sistema é desenvolvida para que ele cubra apenas onde o público se encontre. Existe um princípio básico na eletroacústica que diz que quanto menor é a distância entre os alto-falantes, mais estreita se faz a cobertura. Portanto, é importante dizer que a frequência também é um fator relevante para esse fenômeno.

Os Line Arrays utilizam esse princípio básico para conseguir uma cobertura estreita, aproximando os transdutores verticais o mais próximo possível entre si. A cobertura horizontal de um sistema Line Array funciona então como se fosse de apenas um amplificador.

Esse acoplamento mais eficaz e próximos dos transdutores faz com que o efeito da distribuição seja coerente e uniforme, evitando o aparecimento de lóbulos secundários.

O efeito da distribuição da pressão sonora, a partir do momento que elas entram em funcionamento, ajudam o público a ouvir e apreciar o som, não importando onde ele se encontre no local, pois, as caixas Line Array produzem um som uniforme e bem distribuído.

Leia mais »
6 produtos encontrados para essa busca