A evolução dos formatos de telas

16/04/2018 Dicas comentarios
207 visualizações

A evolução dos formatos de vídeo proporcionou uma revolução na forma como nós assistimos televisão em casa, um filme no cinema ou até mesmo um vídeo na tela do computador. Mas, o fator principal para que houvesse tantas mudanças nestes formatos foi justamente o intuito de desenvolver algo que se assemelhassem cada vez mais a visão humana, que certamente, nunca irá mudar.

 

Mas afinal, o que é Widescreen?

Uma tela ou um monitor que é conhecido por widescreen é aquele que tem um aspecto de projeção semelhante ao que nós encontramos no cinema, o que quer dizer na prática que para cada 1cm de altura da tela ou monitor se tem uma largura de 1,33cm.
As telas no formato widescreen são comumente conhecidos por terem formatos em 1,77:1 (16:9), 2,33:1 (21:9) e 2,66:1 mais conhecido como Cinemascope, que foram criados pelo presidente da Twentieth Centure Fox (21th Fox) em 1953, responsável por marcar o início da era do formato moderno para filmagem e exibição de filmes no cinema.

 

As telas conhecidas como widescreen foram desenvolvidos na década de 50 nos Estados Unidos para o Cinemascope. O primeiro filme gravado neste formato foi "O Manto Sagrado", lançado em 1953 pela 21th Fox, e embora não seja tão popular nos dias de hoje, este filme fez bastante sucesso na época e inclusive ganhou premiações importantes como o Oscar e o Globo de Ouro. Depois de tamanha apreciação que o filme alcançou, diversas produtoras do ramo começaram a fazer suas gravações no formato Widescreen.

 


Os impecilhos provocados pelas telas Fullscreen

Com a popularização da televisão na época, que até então tinha seu formato mais “quadrado” (4:3) fez com que durante muitos anos nós assistimos a filmes com aquela tarja preta ou então com a imagem distorcida, que podemos dizer que nenhuma possibilitavam o aproveitamento total da tela. Depois de muitos anos, foram criados aparelhos com o formato (16:9) que se assemelha ao da visão humana, “wide” ou “mais larga”, ou seja, foi a partir dessa época que o formato se tornou conhecido e desde então grande parte das produções cinematográficas e televisivas produzem conteúdos de alta definição.

 

É importante entender que o formato do monitor widescreen oferece uma imagem mais ampla e alargada do que se tinha anteriormente. O formato widescreen é ideal para a reprodução de filmes, como era a principal intenção do CEO da 21th Fox ao criá-lo, e graças a ele, a maioria dos produtos eletrônicos oferecidos no mercado e que foram lançados recentemente possuem o formato de tela widescreen, devido ao sucesso que este tipo de conforto possibilitou nos lares. O formato widescreen pode ser comparado ao campo de visão humano, ou seja, se a imagem da tela ou do monitor proporciona a visibilidade da projeção da cena em visão panorâmica, naturalmente este tipo de experiência se torna mais confortável e permite uma sensação mais agradável ao telespectador.

 


Nota de atenção!

Embora o formato conhecido como widescreen seja visivelmente mais confortável, é importante que o telespectador mantenha-se fiel à proporção mais adequada para a imagem em exibição para se certificar de que não haja quaisquer tipos de alterações na largura ou na altura da imagem, de modo que ocorra a perda na qualidade do que será reproduzido. Normalmente o formato de tela fullscreen tende a efetuar cortes de imagens nas laterais da imagem, porque este tipo de formato amplia através de um zoom a imagem central, o que impossibilita a visão das partes laterais que podem ser fundamentais na compreensão de uma sequência, por exemplo.

 

Com base nas tendências do mercado tecnológico é possível afirmar que a tendência dos aparelhos eletrônicos que oferecem o formato widescreen de imagem vieram para ficar, justamente, porque como tentamos esclarecer neste artigo, a evolução do formato possibilitou o modo com o qual a imagem se apresenta e o aspecto em que as vemos nos meios de entretenimento cedendo lugar a tecnologia, modernidade e inovação para que a experiência de áudio e imagem se aperfeiçoem cada vez mais.

Comentários

Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (19) 4113-1290 / (19) 3308-3712 e fale com nossos atendentes.