Seu carrinho está vazio

Assistentes Virtuais: Como Usar no Seu Sistema de Som

31/08/2020 Dicas comentarios
60 visualizações
Imagem do autor Leonardo Francis Bizi
Leonardo Francis Bizi
Redator da So Fast

→ Assistentes Virtuais: Como Usar no Seu Sistema de Som

googlehome


Parece que as assistentes virtuais chegaram para ficar de vez na vida dos apaixonados por tecnologias, ou mesmo para aqueles que querem mais praticidade e conforto na sua rotina diária.


Se você ainda não faz uso, no mínimo já deve ter ouvido falar da Siri ou da Alexa, por exemplo, respectivamente as assistentes virtuais da Apple e da Amazon. E essas tecnologias maravilhosas podem controlar o home theater e som ambiente da sua casa, você sabia disso?


Pois bem, e é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Como acontece os primeiros contatos com esse recurso de ponta que está ficando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Vamos te mostrar como é a integração da saída de áudio com os equipamentos para expandir a voz das assistentes. Continue a leitura e confira!

→ E então, tem como controlar o receiver com assistente virtual?


Esta é a pergunta que não quer calar, principalmente por parte daqueles que recentemente começaram a usar a tecnologia. É possível ou não, usar as assistentes virtuais para controlar o receiver?

Pois então, é possível! Porém, todavia, entretanto, uma possível limitação nesse processo é o fato de que até o momento, as skills  são em inglês. Ou seja, ainda tem como fazer os comandos de aprendizado em português.


Mas, dado a constante evolução destes recursos, a expectativa é de que deva demorar muito para que as marcas comecem a adaptar as skills para o nosso querido idioma, o que irá facilitar o controle dos equipamentos, e de quebra, pode popularizar ainda mais a tecnologia.

→ Assistentes virtuais inteligentes: Uma tecnologia que veio para ficar!

echo dot 1


Devido a interessante usabilidade que as assistentes virtuais oferecem, podemos presumir que não será algo passageiro. Muito pelo contrário, a ideia é que sejam aprimoradas cada vez mais, a fim de serem ainda mais funcionais e inteligentes.


Em contrapartida, não podemos ignorar o fato de que a Alexa - assistente virtual da Amazon - tem um lado negativo. Que é o fato de até o momento ainda não ser capaz de acessar os serviços do Google, como uma playlist no Youtube, por exemplo, o que é uma funcionalidade bem comum de ser acessada pela pessoas.


Mas ainda assim, num geral, as assistentes virtuais são muito instigantes e interessantes. Afinal de contas, são uma características a mais para os equipamentos eletrônicos, de modo que agregam muitas facilidades e utilidades, sendo o complemento ideal para muitos aparelhos. Logo, elas tem tudo para ficarem cada vez mais populares no controle do home theater e do som ambiente 

→ As fabricantes estão investindo cada vez mais em tecnologias!


Grande parte das fabricantes já designam esforços para trabalhar com as assistentes sociais, desenvolvendo e aprimorando seus equipamento e aparelhos, a fim de serem compatíveis e atuarem de forma inteligente junto às assistentes virtuais.


Nesse ponto, vale destacar o fato de a as fabricantes Denon e a Yamaha, por exemplo, que já tem possuem toda a linha compatível com as assistentes virtuais inteligentes.


Ah! Também vale lembrar que a Onkyo  (uma empresa consagrada, que atua no ramo de sistemas home theater), já tem previsão para até o fim deste ano, liberar usabilidades junto a assistente virtual em algumas versões de receiver. Isso deve acontecer provavelmente do TX-NR696 em diante.


Ou seja, com as assistentes virtuais configuradas para funcionar no idioma inglês, os receivers que já forem compatíveis, vão funcionar.

→ Agora vamos ao que interessa! Como fazer a integração da assistente virtual com o som ambiente?

varios amazons bloh


Se você chegou até este conteúdo, é porque muito provavelmente quer saber como pode ser feita a integração das assistentes virtuais com um sistema de som ambiente, com o objetivo de dar uma sensação futurista à casa, e otimizar ainda mais o seu momento de cinema em casa.


Pois bem, fazer essa “instalação” é um processo bem simples. Quando se trata de modelos que já possuem uma saída P2, como é o caso da Alexa, é só ligar um cabo P2 – RCA diretamente na entrada auxiliar do equipamento, assim a voz da assistente virtual é lançada no sistema.


Mas a de se ficar atento, porque como o uso dessa tecnologia das assistentes virtuais ainda é algo um tanto quanto recente, é sempre bom ficar antenado nas novidades. Inclusive, se você gosta de se manter antenado sobre este e outros assuntos sobre áudio, vídeo, filmes e séries, fique a vontade para conferir o Blog da So Fast

→ Conteúdos Bônus: Dá para controlar música em caixas de som via Bluetooth com o Google Home


Desde 2018, os modelos do Home - linha de assistentes virtuais por voz da Google - possuem uma interessante atualização. Estamos falando do recurso onde o usuário consegue controlar suas caixas de som Bluetooth e programas de streaming de música direto pelo aparelho.


Pode até parecer uma funcionalidade atrativa. Mas considere que até pouco tempo atrá, só era possível utilizar o Home como caixa de som, tendo que controlar a mídia através do smartphone ligado a ele. 


Ainda assim, o fator chave é que os aparelhos, principalmente os da linha mini, não foram feitos especificamente para tocar música, mas são equipados com um sistema de som otimizado para controle por voz. Inclusive, a Google chegou a divulgar que só adicionou a ferramenta, por causa da grande quantidade de pedido dos usuários.


Com isso, aqueles que possuem o equipamento pode desfrutar do conforto de controlar a música ambiente sem usar o smartphone, basta falar com o Home. E para quem não acha isso grande coisa, tudo bem, mas o intuito das funções do assistente pessoal é maior conforto para o usuário - e tá aí uma coisa que tá conseguindo!


Como usar? 


Para fazer uso desse recurso é bem simples também. É só configurar o Bluetooth utilizando o aplicativo do Home em um smartphone ou tablet. 


Logo, vai ter a opção de configurar a caixa de som padrão para música a ser utilizada pelo Home. E caso você queira, o assistente pessoal ainda pode funcionar como uma segunda caixa de som, tocando a música ao mesmo tempo com o sistema sonoro da casa. 


Vale pontuar também, que mesmo o som saindo em uma caixa que não a do Home, não tem como utilizar ela para comando de voz, mesmo que a mesma tenha uma microfone embutido.

E tem mais! É possível usar a assistente de voz com caixa de som da JBL

Quem também manda bem com as assistentes virtuais, são alguns modelos de caixas de som da JBL que possuem o botão que permite ativar Siri e Google Assistente.

Isso é possível por meio do recurso JBL Connect, que permite o usuário acessar a assistente de voz do smartphone – tanto a Siri quanto o Google Assistente – direto na caixa de som.

Essa funcionalidade é super interessante para que você possa perguntar e fazer comandos à assistente, mesmo se estiver longe do seu smartphone. Ou seja, pense que se a caixinha estiver na beira da piscina, por exemplo, você nem vai precisar sair do lugar (que pode ser até mesmo de dentro da piscina), para pedir para ligar para um contato e conversar sem tocar no aparelho, porque as caixas possuem microfone embutido. Bem legal não é mesmo?

E para conectar o aplicativo, ativar e usar a função de assistente de voz no JBL Connect, tanto em celular Android e iPhone (iOS), é bem fácil, basta seguir alguns passos simples:

→ 1. Antes de mais nada, faça o download do aplicativo JBL Connect. Na primeira tela, marque as duas caixas de seleção e depois clique em "Iniciar". Se o Bluetooth do seu celular estiver desligado, o aplicativo da JBL o lembrará de ativar a conectividade;

→ 2. Em seguida, ligue e aperte o botão de Bluetooth na caixa de som JBL. Depois, acesse as configurações do celular e ative o Bluetooth. Selecione o dispositivo de som e aguarde até que ele seja conectado;

→ 3. Agora, no app JBL Connect, aguarde até que ele localize sua caixa. Quando isso acontecer, vai aparecer uma foto do modelo na tela principal. Então mova a chave laranja, que estará em "Play/Pausa", para a posição "Assistente de voz";

→ 4. Depois que a chave passar para "Assistente de voz", vai aparecer uma caixa de diálogo informando o funcionamento do recurso e lembrando que a assistente de voz precisa estar ativada no smartphone. Logo, pressione "Entendi" para começar a usar o recurso;

→ 5. Para começar a usar a função, aperte o botão de telefone na sua caixa de som da JBL, essa ação vai ativar o assistente de voz. Então um sinal sonoro será emitido para que você saiba que já pode enviar um comando;

→ 6. Por fim, basta falar próximo da parte frontal da caixinha de som Bluetooth JBL para que o comando seja processado pela assistente do seu smartphone.

E então?


Neste conteúdo falamos sobre a usabilidade das assistentes virtuais, mais especificamente como usar elas no seu sistema de som. Além disso, demos algumas informações bem interessantes e úteis para quem se interessa pelo assunto.


Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Então se você curtiu, saiba que tem muita mais matérias bem bacanas em nosso blog. E em caso de alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. 

Comentários