Cabos HDMI são todos iguais?

28/11/2019 Dicas comentarios
168 visualizações
Imagem do autor Leonardo Francis Bizi
Leonardo Francis Bizi
Redator da So Fast

Mesmo que muitas pessoas digam que não existe diferença entre os diversos modelos de cabos HDMI, isso não é totalmente verdade e, mesmo que a ideia principal seja executada, a qualidade dos resultados podem variar e isso, sem dúvidas vai interferir na sua experiência.

Antes de mais nada, vamos a contextualização, a sigla que dá nome ao cabo HDMI quer dizer High Definition Multimedia Interface - em tradução para o português Interface Multimídia de Alta Definição.

Formado por 19 pinos transmissores de dados, atua transmitindo áudios e vídeos entre diversos aparelhos simultaneamente, sendo o HDMI o padrão mais popular e eficaz quando se trata de transmitir mídia de um reprodutor para uma tela.

Consoles de Xbox One e PlayStation 4, por exemplo, fazem uso do cabo HDMI para realizar a transmissão da imagem e do som dos jogos em alta definição para a televisão. Porém, as vezes pode ocorrer o que muitos chamam de “choque de geração” envolvendo dois dispositivos e, nesse momento será necessário comprar cabo HDMI independente para fazer a conexão. Mas e daí como saber qual o cabo comprar? Qual é o melhor cabo HDMI?

Pois bem, nós podemos te ajudar e para tanto, separamos algumas informações relevantes. Confira!

 

Você também pode gostar:

- Netflix: Lançamentos de Séries 

- Melhores Caixas de Som Portáteis da So Fast 

- Para Que Serve um Receiver? Qual a Importância do Mesmo? 

 

→ Diferenças entre as versões de cabos HDMI

Surge em 2002 o recurso HDMI e, a partir daí com o passar dos anos a tecnologia foi avançando e a cada nova versão melhoramentos foram sendo realizados. A primeira versão foi intitulada HDMI 1.0 e a sequência em 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 e 2.0.

Ou seja, quanto maior o número que acompanha o HDMI, mais moderna é a versão e, isso significa também melhor transmissão de dados. Mas isso não é tudo, as especificações e fatores técnicos que contribuem para o desempenho do cabo vão muito além.

qual cabo hdmi comprar saiba as diferencas dos padroes 10 ao 21 photo858051949 44 1a 2c


HDMI 1.0
- A taxa de transferência da primeira versão do cabo HDMI, chamada de 1.0, é de até 4,9 Gbps, possui suporte a resoluções de 1080p e em larguras de banda de 60 hertz, ainda transmite áudio por até oito canais a 192 kilohertz. Assim sendo, é apto para reproduzir DVDs em alta definição.

 

HDMI 1.1 - A segunda atualização foi nomeada como HDMI 1.1, sendo a mais nova versão do cabo então capaz de oferecer suporte a DVD Audio.

 

HDMI 1.2 - Após outro update, em 2005 chegou ao mercado o HDMI 1.2, apresentando uma versão mais aprimorada e com melhor usabilidade do cabo. Proporcionando a possibilidade de conexão independente entre telas, como monitores e TVs e também para computadores, por exemplo.

 

HDMI 1.3 - Em seguida, chega a versão que ficou mais popular no Brasil, o cabo HDMI 1.3, com largura de banda de 340MHz e ainda apresentando o dobro de velocidade em relação ao antecessor, passando a ter agora 10Gbps. O modelo HDMI 1.3 também inovou ao ter sincronia automática entre vídeo e áudio, alinhado a conectores de tamanho menor, a exemplo do mini HDMI.


Após um tempo sem atualizações, em 2009 foi lançado a versão HDMI 1.4, muito utilizada atualmente, mas já vem sumindo do mercado pouco a pouco, devido ás novas atualizações que surgem.

 

HDMI 1.4 - Em 2009 chegou ao mercado a versão que ficaria sendo a mais avançada por um bom período de tempo. O HDMI 1.4 ainda é bastante utilizada atualmente, mesmo com as constantes atualizações.

Esta versão do cabo é bem aprimorada e uma das melhores opções de compra entre os modelos, pois conta com suporte para imagens com qualidade 3D e 4K. O HDMI 1.4 possui também taxa de transferência de 10,2 Gbps e, inova ainda mais com o micro HDMI, ainda mais eficiente e menor que o mini HDMI.

Não apenas, a versão 1.4 do cabo HDMI é apta para transmitir conexão de rede para dispositivos off-line, que estejam conectados em uma TV que tenha WIFI, bem como ter suporte para retorno de áudio, deixando no passado a necessidade de usar um cabo óptico que seria preciso para fazer a ponte entre Home TVs e Home Theaters.

hdmihistory

 

HDMI 2.0 - Mas só em 2013 aconteceria o lançamento de uma versão ainda melhor deste utilitário, sendo considerado um grande avanço da tecnologia.

O HDMI 2.0 aceita resolução de até 50 ou 60 quadros por segundos, além de ser aprimorado para atuar com uma taxa de tranferência de 18 Gbps, acompanhado do áudio aperfeiçoado para aceitar até 32 canais de 1536 khz sem compressão.

Nesta versão, o cabo HDMI oferece suporte para controle remoto e favorece ainda a possibilidade de poder controlar diferentes aparelhos que estejam conectados ao aparelho televisor.

 

HDMI 2.1 - A mais avançada versão do cabo HDMI e também recém lançada é o modelo 2.1, que por sua vez mantém os mesmo conectores que as demais versões anteriores, porém acrescenta muitas inovações que fazem a diferença na experiência do usuário na hora de utilizar televisão e demais monitores de vídeos.

O HDMI 2.1 atende a demanda de resolução HD (720p), full HD (1080p) e 4K, mas vai além e está capacitada para atender a 4K50/60, 4K100/120, 5K50/60, 5K100/120, 8K50/60, 8K100/120, 10K50/60, 10K100/120.

Ou seja, para melhor exemplificar, o cabo HDMI 2.1 suporta resolução de até 10K em frequências de 100 e 120 Hz por segundo.

 

→ Com tantos modelos, qual o melhor cabo HDMI para comprar?


Na hora em que for comprar um cabo HDMI, certifique-se sobre qual o aparelho se pretende usar o cabo, bem como o que o mesmo é capaz de reproduzir e transmitir alinhado ao limite da tecnologia em questão. Afinal de contas, não é viável investir em um cabo na versão acima da 1.4 - que estão aptos para a resolução 4K - sendo que o seu televisor seja Full HD e, por isso, o HDMI 1.3 já atende a essa demanda por um preço de compra mais em conta.


Outro fator a se considerar é o custo x benefício, pois não adianta pagar mais caro em aparelhos com suporte para HDMI 2.0  e HDMI 2.1, por exemplo, se você não irá mais fazer uso de nenhum outro aparelho que seja compatível com esse padrão. Ou seja, cheque e avalie seus aparelhos, tal como a capacidade dos mesmos, assim, basta alinhar com o que cada versão do cabo HDMI oferece e acertar na hora da compra.

 

→ Decidi qual cabo comprar, mas existem versões iguais com preços diferentes, e agora?


Pois bem, aqui está mais um questionamento que pode surgir na hora de comprar um cabo HDMI, que é a possibilidade de encontrar cabo HDMI com a mesma versão mas com preços diferentes. Isso se dá pelo fato de que, alguns modelos possuem construção e acabamento mais aprimoramentos como o fato de possuir conectores que são banhados a ouro, o que os faz ser mais resistente a corrosão e, por isso ser um cabo HDMI mais resistente e durável, porém, isso não significa melhor taxa na transmissão de dados.


Deste modo, há de se entender que, se tratando de cabos da mesma versão, uns mais baratos e outros mais caros, possuem capacidade de som e imagem iguais, só que o cabo que tenha a melhor construção e acabamento vai oferecer o bônus de durar mais tempo.


Ainda é válido destacar que o comprimento do cabo também pode interferir na qualidade de transmissão de dados. Ou seja, saiba que aquele cabo super comprido que consegue conectar a TV da sala ao computador em outro cômodo, por exemplo, pode ocasionar perda de qualidade de imagens e sons.

 

Curtiu nossa matéria sobre a diferença dos cabos HDMIs, pois tem muito mais no Blog da So Fast. Então não deixe de conferir também:


- Lift para Monitor e TV: Solução Para Pequenos Espaços 

- Dolby Atmos - Como Funciona e Porque Ter em Casa 

- Guia Básico sobre Som (RMS, PMPO, Impedância, Sensibilidade etc) 

 

 

 

Comentários