Dicas de Como Escolher o Projetor Certo para o Seu Ambiente

24/06/2019 Dicas comentarios
432 visualizações
Imagem do autor Leonardo Francis Bizi
Leonardo Francis Bizi
Redator da So Fast

Se você está pensando em montar uma sala de cinema na sua casa, ou então pretende adicionar um novo monitor na sua sala de reuniões, ou em sua sala de aula, sabe da tarefa cansativa que isso pode ser, são centenas de opções no mercado, e a dúvida cresce a cada modelo experimentado, parece até um vestido de casamento de tanta dúvida.

 

Pensando nisso, a So Fast decidiu escrever esse artigo como guia, para mostrar quais são os principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor modelo para você. Confira tudo que for possível sobre o modelo do projetor, brilho, resolução, contraste, fidelidade de cores e muito mais. A intenção é fazer você ter certeza de qual aparelho é o melhor! Confere aí!



Introdução

Um projetor é um aparelho óptico mecânico que é capaz de produzir imagens, como fotos, vídeos, planilhas, slides, etc. É um equipamento com uma lente convergente. que transmite imagens reais e invertidas, podendo ser um slide ou filme.

projetos home theater projetor 05

Ambiente Interno ou Externo?

Antes de tudo, a primeira consideração a ser feita é o local de instalação, algumas perguntas simples que podem te ajudar nesse primeiro momento, são:

 

- O ambiente é bem iluminado?
Se sim, opte por projetores com muitos lúmens.

 

- O cômodo é grande?
Se a resposta também for sim, mantenha a sua escolha em projetores com um alto número de lúmens.

 

- O ambiente recebe muita luz natural?
Nesse caso, além de um projetor com um alto número de lúmens, recomendamos também que ele tenha uma alta taxa de contraste, para que a luz natural não acabe por deixar a imagem opaca e apagada.



Casa ou Trabalho?

slider projetor para home theater vip home

Pergunta simples, mas que acaba criando ainda mais dúvidas na cabeça do consumidor na hora de escolher o seu projetor. Caso você precise de um projetor para escritório, reuniões, ou aulas, o mais comum é que ele apresente apenas imagens estáticas, como apresentações, slides, planilhas ou documentos oficiais, e para isso você não vai precisar de um projetor de alta resolução, basta um com resolução SVGA (800x600 pixels) ou XGA (1024x768).

 

Agora se a sua intenção é ter um projetor para exibição de filmes, séries e jogos, opte por projetores com definições mais altas, como modelos Full HD (1920x1080) e WUXGA (1920x1200), mas caso você não queira exigir muito do seu projetor (e principalmente do seu bolso), basta escolher um projetor com resolução HD (1280x720) e WXGA (1280x800). Para a exibição de filmes e séries, caso seu ambiente tenha controle de luminosidade, aparelhos a partir de 3.000 lúmens devem ser o suficiente para entregar uma qualidade de alto nível para seu ambiente.

 

Não podemos esquecer também dos projetores em 4K, apesar de possuírem um preço bem maior em relação aos modelos mais baratos, e ser uma tendência para os próximos anos. Ainda existem poucos conteúdos que podem ser transmitidos em 4K, então as vezes é necessária a pergunta “Eu realmente preciso de um projetor 4K?”. Se a resposta ainda for sim, nós recomendamos o Optoma UHD65 4K



Dois Brilhos, Duas Medidas

Todo projetor mede seu brilho através da quantidade de lúmens, e como regra, quanto maior esse número, melhor o brilho. Mas poucas pessoas sabem que o número desse brilho é referente ao “White Brightness” ou brilho branco. Porém existe também o brilho em cores que é conhecido como “color brightness” que determina o número do brilho dos pixels coloridos. Para que você acerte na compra, o recomendável é que o número de brilho em cores seja igual ao número de cores do brilho em branco, para que assim, tons nítidos e vivos apareçam na tela sem muita diferença entre si.

 

Se você não lembra, ou não sabe, lúmen é uma unidade de medida ligada à ótica; quando relacionado aos projetores, que ajudam a definir a imagem a ser projetada e também o quanto o ambiente deverá estar escurecido para garantir maior visibilidade.



Tecnologia

Apesar de alguns projetores mais antigos, afirmarem que alcançam determinada resolução, ou um número específico de cores e contraste, a tecnologia que faz com que essas imagens sejam reproduzidas na tela, trazendo sim um pouco de diferença entre os modelos.

 

Atualmente, a maioria dos projetores vem com o sistema DLP (Digital Light Processing) na qual um disco de cores é girado em alta velocidade, projetando uma imagem virtual, porém essa tecnologia resulta em uma imagem de baixa qualidade e menor brilho em cores.

 

Enquanto isso, projetores com a tecnologia LCD tendem a ser mais pesados e mais caros, mas eles possuem a tecnologia LCoS (Liquid Crystal on Silicon), com essa tecnologia, a imagem que você ve na tela está sendo projetada sem perda de luz, resultando em uma melhor qualidade. Ideal para você ter a completa noção de como essa imagem é retratada na vida real.



O número de conexões

projetor optoma hd27hdr 3d full hd 3400 lumens 1080p branco 1

Aqui a gente começa a ficar um pouco mais específico. Como você pretende projetar suas imagens, o local de conteúdo dela vai ser através do seu smartphone, o conteúdo vai ser encaixado diretamente no projetor, ou ele passa primeiro por um computador. Cada uma dessas opções vai te auxiliar a entender qual projetor é o mais indicado para você, para que você compre apenas aquele que possua a quantidade certa de conexões, evitando um projetor com ‘200’ botões e entradas, sendo que você não precisa de metade da metade delas. O mais comum e indicado é comprar um projetor que tenha entrada VGA e HDMI.

 

E é isso! Esperamos que a leitura não tenha ficado cansativa e que tenha sido possível sanar grande parte das dúvidas de vocês.

Qualquer coisa, nossa caixa de comentários aqui embaixo está sempre disponível para tirarem todas as dúvidas que ainda restaram, e se preferir pode nos ligar ou mandar um e-mail! Até a próxima!

Comentários