Dolby Atmos - Como Funciona e Porque Ter em Casa

11/11/2019 Dicas comentarios
243 visualizações
Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Redator da So Fast

A qualidade sonora já ultrapassou os limites das salas de cinema e com o passar do tempo está cada vez mais acessível ter sistemas de sons avançados na sala de estar de casa. A exemplo, está o todo poderoso sistema de som Dolby Atmos - o qual a grande maioria dos dispositivos de áudio e vídeo já decodificam nesse formato.


Criado inicialmente para salas de cinema, o Dolby Atmos é uma das maiores inovações em áudio dos últimos tempos, oferece a possibilidade de experienciar todas as nuances sonoras, tendo como resultado a total imersão no conteúdo, ao que os sons se movem ao redor dos ouvintes dentro de um espaço tridimensional, de modo que é capaz de maximizar o realismo do que se está ouvindo.


Uma verdadeira revolução no segmento de áudio, a tecnologia Dolby Atmos é capaz de proporcionar uma atmosfera 3D de som e pode ser propagado mesmo em cima da sua cabeça. Além do mais, este sistema possibilita controle de sons individuais, dos quais podem ser ajustados a fim de se manter ou se mover no espaço, variando de acordo com o que os produtores de áudio propõem no conteúdo em questão.


As capacidades do Dolby Atmos variam de forma a se comportarem da maneira mais parecida ao mundo real possível. Assim, cada som independente pode ser tanto mais estridente, como mais grave, bem como mais alto ou mais baixo, mais focado ou mais difuso.

dolby atmos como funciona

- Mas como funciona o Dolby Atmos?


Para quem quer saber como funciona o Dolby Atmos, saiba que apesar de super aprimorado, o processo consiste em um desenvolvimento significante, mas simples. Sendo uma tecnologia que toma forma por meio da propagação de som em três dimensões no espaço, tendo como resultado oferecer ao telespectador a sensação de estar dentro da cena que se passa na tela.


Desde o surround, o Dolby Atmos é o desenvolvimento sonoro mais significante adotado nos mais variados segmentos, indo de salas de cinema a sua sala de estar, presente em smart TVs e até em smartphones. A técnica que constitui o funcionamento do Dolby Atmos consiste em um posicionamento mais apurado das caixas, as direcionando de forma que elementos sonoros independentes possam se sobrepor aos canais de áudio tradicionais.


Quando se trata de sistema de áudio tradicional, os engenheiros de som precisam executar sons independentes em um mesmo canal juntos, logo também se programa em qual das caixas o som deve sair. Mas, quando falamos de Dolby Atmos, é possível pegar os sons captados das cenas e fazer os mesmo se moverem no espaço tridimensional como bem entenderem, sem considerar a quantidade de canais.

Para ter o Dolby Atmos em casa será necessário ter um sistema de áudio que suporte a tecnologia e que seja capaz de consumir o conteúdo que foi adaptado para ela. Mas apesar de parecer, este não é um processo complicado e, basicamente, o que deve ser feito é configurar o seu dispositivo eletrônico de streaming, seja um receiver, Blu-Ray player console, dentre outros, a fim de que trabalhe com a saída de áudio na forma “Bitstream Out”. E também desativar opções de áudio, como idioma secundário ou comentários do diretor, por exemplo.


Atualmente, o Dolby Atmos já está apto para funcionar com todos os layouts de alto falantes: 2.0, 2.1, 5.1, 7.1, e por aí vai. Aqui, vale a ressalva de que quanto mais caixas você tiver espalhada pelo ambiente, melhor será a imersividade. E, mais uma dica é fazer uso de alto-falantes no teto, pois deste modo, as ondas sonoras serão propagadas de uma forma muito mais otimizada e consequentemente, a sua experiência será muito melhor e mais imersiva.

- Vantagens de ter o sistema de som Dolby Atmos

dolby atmos como funciona4


Nos dia de hoje optar pelo sistema Dolby Atmos é escolher de forma acertada a melhor experiência de áudio. Perfeito para quem curte maratonar séries e filmes na Netflix, por exemplo. 


Para exemplificar os poderes deste sistema de som, imagine a cena de uma série onde está acontecendo uma festa, nela sons de todos os lados são emitidos. Pois bem, no Dolby Atmos os sons de cada um são completamente independentes,  portanto é como se cada uma das vozes e sons tivessem o seu próprio “canal de áudio” e você vai conseguir escutar todos perfeitamente de acordo com o posicionamento. 


Ainda elencamos algumas das principais vantagens obtidas ao escolher usar essa tecnologia:

- Direção sonora precisa: Este pode se concretizar no exemplo acima, ao que direção, bem como a coordenação sonora é o fato de que cada objeto possui o seu próprio som, ou seja, torna-se real a fidelidade dos efeitos sonoros e, como consequência está a total imersão.


 - Imersão: É como se o conteúdo assistido se passe à sua volta. Você vai sentir dentro do filmes que está assistindo, ao que o Dolby Atmos trabalha em prol de oferecer resultados o mais próximo da vida real possível.


- A experiência é ótima independente do tamanho do ambiente: Desde que as caixas acústicas estejam posicionadas corretamente, a sua experiência será ótimo independente do tamanho do ambiente. Ou seja, o som Dolby Atmos performa com excelência tanto em salas menores como nas maiores, a qualidade é igual em ambas.


- Som independente em prol da qualidade de áudio: O Dolby Digital elimina o chamado  “efeito fantasma” de áudio, isso porque como já sabemos, a tecnologia cria um som independente para cada pessoa ou objeto. Isso então resulta em sons puros e cristalinos, sem emulação, apenas áudios agradáveis e com qualidade original e fiel à realidade.

 

→  Dolby Atmos no cinema


Em 2012, quando o Dolby Atmos foi lançado, a tecnologia foi desenvolvida para ser usada em salas de cinema, o que de fato aconteceu e vem se aprimorando cada vez mais.


Com essa inovação sonora, os produtores podem criar experiências de áudio com caixas de som acústicas espalhadas por toda sala. Logo, cada som é isolado para ser exibido perfeitamente no espaço tridimensional em que ele foi programado para agir.


A melhor parte do Dolby Atmos nos cinemas é que independente da cadeira em que você esteja, seja ela no fundo da sala, na frente ou nos cantos, o envolvimento, fidelidade e a clareza de som chegará até você da mesma forma que para as pessoas em outros assentos. 

 

→  Dolby Atmos em casa

dolby atmos como funciona3


No ano de 2014, a inteligente tecnologia Dolby Atmos já passou a ser usada em ambientes domésticos e, o que antes apenas era possível do cinema, agora dá pra ter na sua sala de estar. 


Ou seja, é super tranquilo e fácil de ter Dolby Atmos em casa e, a forma como o sistema em ambientes domésticos é bem parecida com ao cinema, a diferença está apenas no fato de usar codecs de áudio da Dolby numa escala algorítmica avançada, a fim de ser reproduzida via discos Blu-Ray e demais aparelhos e mídia via streaming.


Para ter o Dolby Atmos em casa é necessário que você tenha um receptor de áudio, como um receiver ou home theater, que tenha o suporte para a tecnologia. O sistema Dolby Atmos for Home comporta até 128 objetos de áudio simultâneos e logo é capaz de oferecer a experiência que o diretor de áudio quis passar. Ou seja, a tecnologia é capaz de retransmitir todos os metadados gravados e configurados para se propagar tridimensionalmente na sala da sua casa.

 

→ Em quais aparelhos dá pra usar som Dolby Atmos?


Usar Dolby Atmos em smartphones e tablets já é algo totalmente possível. Ainda não são todos os smartphones e tablets que comportam a tecnologia, mas as fabricantes de dispositivos móveis estão cada vez mais se atentando a importância de um som de qualidade em um aparelho que atualmente é o fiel escudeiro de cada indivíduo.


O sistema de áudio multidimensional da Dolby Atmos precisa que o dispositivo tenha o certificado para poder usufruir da experiência. Porém, desde de 2017, muitas fabricantes já passaram a disponibilizar aparelhos que comportam a tecnologia e está cada vez mais fácil comprar celular com Dolby Atmos e, muitos com preço de compra super em conta.


→ Dolby Atmos na balada


A tecnologia Dolby Atmos também já está apta para agregar diferentes sistemas de músicas, assim produtores sonoros e DJs podem fazer uso do recursos por meio de softwares para configurar suas criações e reproduzi-las em casas se show noturnas, por exemplo. 


A qualidade sonora será idêntica ao que o criador idealizou, podendo ser disponibilizada em diferentes aparelhos, mas sempre com o mesmo patamar de excelência.

 

→ O Dolby Atmos está por toda parte!

dolby atmos como funciona2


Mais fácil do que nunca, cada vez mais a Dolby aprimora a tecnologia a fim de a disponibilizar nos mais diversos aparelhos, incluindo dispositivos AVRs, TVs, Smartphones, Barras de som, Blu-ray e PCs.


No quesito TVs, cada vez mais estão disponíveis no mercado modelos de smart TVs que já comportam o sistema Dolby, ou seja, é clicar e usufruir, sem processos complicados. Como é o caso da poderosa Apple TV 4K, a gigante em tecnologia não poderia ficar de fora e tratou logo de lançar um aparelho televisor de qualidade superior que, dentre muitos recursos de ponta, apresenta som Dolby Atmos. Basta combinar a Apple TV 4K com um sistema de som compatível com Dolby Atmos e você estará totalmente imerso em áudio tridimensional de última geração.

 

Legal não? Realizamos esse compilado de informações para ajudar você a ficar por dentro de mais uma tecnologia que pode aprimorar os seus momentos de lazer e entretenimento audiovisual.


E aqui na So Fast, você encontra vários aparelhos que vão contribuir para a sua experiência com o Dolby Atmos, incluindo aparelhos receiver e home theaters. Dispositivos de alta qualidade e preços ótimos, acompanhados de condições de pagamento que facilitam na hora de comprar o produto que você escolheu.

 

 

 

 

 

 

Comentários