Home theater: como escolher o melhor sistema?

02/05/2018 Dicas comentarios
296 visualizações

Com a evolução dos televisores, os tamanhos estão sendo cada vez maiores e sua potência sonora está sendo cada vez mais afetada, e este fator irá influenciar diretamente na limitação da capacidade do sistema de áudio embutido nelas. Para quem busca por uma experiência sonora mais impactante, o melhor caminho é optar por sistemas sonoros externos, como os home theaters.

 

Para quem pensa em adquirir uma tela de projeção (conhecida popularmente como telão) também deve levar em consideração a ideia de adquirir um sistema de som. Embora alguns projetores já possuam alto-falante embutido, sua capacidade sonora é muito limitada, podendo inclusive, ser incapaz de se propagar por toda o ambiente.

 

Se está pensando em investir em um sistema de home theater, é importantel levar em consideração alguns pontos e aspectos a que precisam ser avaliados.

 

O que devo levar em consideração no momento da compra?

 

O primeiro passo é começar pela análise do ambiente e avaliar a escolha mais adequada, por isso é importante se atentar ao tamanho do espaço que será dedicado. Para ambientes maiores, vale a pena considerar um equipamento de alta potência ou até mesmo um sistema com maior quantidade de caixas.

 

Estude também o fato de que a escolha de um sistema de home theater também está relacionada ao ambiente, talvez alguns fios aparentes irão requerer algum “disfarce”, entretanto, em caso de construção e reforma, o ideal é já pensar nestes ajustes durante a execução do projeto.

 

Outro fator a ser considerado que influência diretamente na propagação do som é a mobília e os demais elementos que compõe o ambiente. Materiais que possuem superfícies mais macias como cortinas, almofadas, carpetes e afins causam um efeito sonoro mais “abafado”, sendo assim, reduzem a percepção sonora. Já os materiais de superfícies mais “duras”, como estruturas metálicas, vidros, e até mesmo o próprio piso porcelanato, não absorvem o som e auxiliam na sua propagação em torno de todo ambiente.

 

Qual o sistema de som indicado mais indicado para o meu ambiente?

 

Há quem diga que quanto maior o número de caixas de som distribuídas pelo ambiente em suas devidas posições, maior e melhor é a experiência proporcionada ao telespectador.

 

 Os sistemas de som que geralmente são mais utilizados são os 5.1. Toda sua estrutura é composta por 1 subwoofer e 5 caixas de som, sendo: uma caixa lateral esquerda, uma caixa lateral direita, uma caixa central, uma caixa surround traseira esquerda e uma caixa surround traseira direita.

Materia 03 Sistema 5jpg

Já os sistemas de som 7.1 são compostos por mais caixas de som, sendo assim, os efeitos sonoros se tornam ainda mais próximos da realidade. Sua estrutura é composta por 1 subwoofer e 7 caixas de som, sendo: uma caixa lateral esquerda, uma caixa lateral direita, uma caixa central, uma caixa surround traseira esquerda, uma caixa surround traseira direita e duas caixas surround laterais. 

Materia 03 Sistema 7jpg

 Para quem busca por sons ainda mais impactantes, existem os sistemas de 7.2, que contam com a mesma estrutura do sistema de som 7.1, diferenciando-se apenas pela quantidade de 2 subwoofers.

 

Caso possua um ambiente pequeno que não requer um som de extrema potência, as soundbars são compactas e oferecem uma excelente opção. Geralmente, este tipo de sistema sonoro é de 2.1, composto por duas saídas de áudio e um subwoofer ativo.

 

A importância do controle sonoro

 

Embora a escolha das caixas e de um bom planejamento do projeto de home theater seja de extrema importância, ainda vale ressaltar que a regulagem do som é um fator muito relevante para se possa obter o melhor aproveitamento do mesmo. Atualmente, existem diversas tecnologias sonoras como o Dobly Atmos que são capazes de proporcionar uma sensação "3D" e mais realista do som, provocando ao telespectador uma experiência sonora ainda mais imersiva, e por isso, a escolha de um receiver fará toda a diferença permitindo maior fidelidade do som por meio destes ajustes. 

Os receivers permitem a conexão de diversos aparelhos simultaneamente como a televisão, vídeo game ou até mesmo Blu-ray (embora alguns já possua o leitor de mídia), para que todos estes possam trabalhar de maneira integrada e organizada.

 

Portanto, a obtenção de melhores resultados se dará na combinação dos equipamentos escolhidos para proporcionar equilíbrio ao seu espaço de lazer, tornando-o em uma sala de cinema especialmente feita para você e sua família!

Comentários

Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (19) 4113-1290 / (19) 3308-3712 e fale com nossos atendentes.