Comparativo: JBL Free X e JBL Tune 120

28/11/2019 Review comentarios
217 visualizações
Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Redator da So Fast

Comprar fone de ouvido é uma das ações mais populares hoje em dia, afinal de contas, estes são equipamentos super funcionais que já entregam muito mais do que apenas músicas.

Com um bom fone de ouvido você pode escutar músicas enquanto realiza as mais diversas tarefas, assim como é possível atender ligações e também assistir séries, filmes e vídeos com mais privacidade.

Atualmente um dos modelos que mais sucesso no mercado de fones de ouvido são os com conexão sem fios, com tecnologia bluetooth, por exemplo, que liberta o usuário de cabos de conexão. O que torna tudo mais agradável e dinâmico, porém, são muitos os modelo de fones de ouvido sem fios para comprar, que podemos acabar em dúvida de qual o melhor.

Os fones de ouvido da JBL figuram, sem dúvidas, entre os melhores, apresentando especificações de última geração que agregam e muito na experiência do usuário. Dois dos mais aclamados fones de ouvido sem fios da JBL é o JBL Free X e o JBL Tune 120, mas entre eles, qual seria a melhor opção?

Bem, para descobrir quais desses fones da JBL melhor se encaixa no que você procura é necessário analisar as especificações, bem como o custo x benefício que o mesmo apresenta. Sendo assim, a seguir, nós da So Fast realizamos um compilado de informações comparativas entres ambos os dispositivos para poder decidir qual o melhor fone de ouvido bluetooth para comprar. Confira!

Você também pode gostar:

- Review Comparativo: Ozzie X5 x JBL Clip 3 

- Melhores Headphones para Comprar na Black Friday 

- Melhores Caixas de Som Portáteis da So Fast 

 

→ Visão Geral


- Fone de Ouvido JBL Free X: Esse fone de ouvido da JBL é um dos modelos tops de linha da fabricante, apresentando design e especificações que atendem demandas voltadas a prática de esportes e atividades físicas, ou seja, é um fone de ouvido que se mantém firme em seus ouvidos, mesmo quando você estiver desempenhando movimentos mais bruscos.


Não apenas, o fone de ouvido JBL Free X é a escolha de compra certa para aqueles que buscam por alta qualidade sonora, mas alinhada à um dispositivo mais discreto, que ofereça mobilidade e que não seja necessário lidar com fios enrolando.

 

jblfreex5

 

Este é um fone de ouvido bluetooth, completamente sem fios e cabos, de modo que sua estrutura foi minuciosamente desenvolvida para se encaixar perfeitamente nos ouvidos e ali permanecer firme e confortável, sem cair nem machucar, mesmo quando em longas sessões escutando suas músicas favoritas enquanto faz uma caminhada no parque, por exemplo.


É claro que o mesmo comporta a assinatura de som JBL, o que significa ser capaz de levar a qualidade sonora a um novo patamar, com equilíbrio perfeito e graves profundos que deixam tudo mais envolventes e proporcionam aquele gás para você se exercitar.


Ainda está repleto de recursos de ponta, com aprimoramentos em cada detalhe, que vão desde a estrutura até os elementos que proporcionam o som de alto nível. A bateria pode durar um dia todo, você pode atender com facilidade à chamadas de voz e este ainda é um fone de ouvido à prova d'água.

 

- Fone de Ouvido  JBL Tune 120: O modelo JBL Tune 120 se assemelha bastante ao JBL Free X, apresentando as especificações ideais para quem curte ouvir músicas enquanto se exercita, bem como gosta de ter sempre uma boa trilha sonora tocando em seus ouvidos para realizar as tarefas do dia a dia.


Para tanto, é um fone de ouvido totalmente livre de fios e cabos, se apresentando com um “ponto” que se encaixa perfeitamente nos ouvidos e ali se mantém firme e confortável enquanto oferece o puro e poderoso som com assinatura da JBL.


jbltune1205

 

O design do fone de ouvido JBL Tune 120 além de se manter nos ouvidos sem o auxílio de fios, ainda consegue ser um dispositivo super estiloso, que mesmo discreto é capaz de agregar no seu visual de forma positiva, sendo super estiloso e moderno.


Neste fone de ouvido bluetooth da JBL a bateria garante longas horas de uso contínuo, ideal para passar o dia todo usando o aparelho sem se preocupar que o divertimento seja interrompido por falta de bateria.


E o melhor é que você curte todo o poder de som do padrão JBL onde e quando você quiser - leve sempre o fone com você, seja nos ouvidos ou no estojo. Sem esquecer de ressaltar que você poderá usufruir de uma experiência mais inteligente e fácil com acesso à Siri e ao Google Now com apenas um toque.


Isso mesmo, o fone de ouvido  JBL Tune 120 ainda funciona com um verdadeiro assistente pessoal, a postos para facilitar a sua rotina e deixar tudo mais dinâmico e descomplicado.

 

→ Design

- Fone de Ouvido JBL Free X: Pequeno, leve, ergonômico! Esse é o JBL Free X, um fone de ouvido que se faz grande em estilo, mas pequeno em estrutura.

Com apenas algumas gramas, você nem vai sentir o fone em seus ouvidos, será capaz até de esquecer e aproveitar apenas da poderosa melodia que chega até os seus ouvidos através desta minuciosa e aconchegante estrutura.

jblfreex4

A fim de combinar com diferentes estilos e preferências, o JBL Free X apresenta-se em duas versões, na cor preta, com detalhes em azul e prata; e nas cor branca, com detalhes em azul e prata. Assim, você pode escolher aquele que mais te agrada e mais combina com o seu estilo.

Mas isso não é tudo e, em se tratando de ergonomia, o JBL Free X é um fone de ouvido que pode ser ajustado ao modo do usuário, pois possui três tamanhos de extremidades auriculares e mais dois protetores auriculares em gel. Ou seja, um fone de ouvido que oferece sensação agradável de uso, com o bônus de encaixe seguro, que se mantém independente do que você esteja fazendo.

- Fone de Ouvido JBL Tune 120: Pequeno, leve, ergonômico! Isso mesmo, aqui está mais uma forte semelhança entre os dois dispositivos que estão sob comparativo nesta matéria.

O JBL Tune 120 é um fone de ouvido que se mantém tão confortável nos ouvidos, que você vai acabar se acostumando e até esquecer que os está usando. E, com total liberdade sem fios, você vai poder malhar e correr sem medo de que os cabos acabem num emaranhado.

jbltune1204

E para quem leva o estilo tão sério quanto a música, encontra nesse dispositivo a opção ideal. Pois além do padrão da qualidade sonora JBL, o Tune 120 ainda arrasa no visual, ao que ostenta cores vibrantes que fazem jus ao seu estilo.

O fone de ouvido JBL Tune 120 está disponível para comprar com duas diferentes combinações de cores: Preto com detalhes em cinza e branco com detalhe em cinza, ambos com ponteiras na cor laranja e silicone transparente.

Ainda vale ressaltar o que já é óbvio, este é um fone de ouvido prático e compacto, favorecendo o ato de ser levado sempre com você, seja nos ouvidos ou no estojo de carregamento, sempre a postos para proporcionar sons de qualidade incontestável.

 

→ Desempenho


- Fone de Ouvido JBL Free X: Para garantir a precisão de um som potente e imersivo, o JBL Free X comporta um verdadeiro time de super poderes, que inclui driver de 5,6 mm, impedância de 16 ohms e sensibilidade de 9,5 dBm.


Com isso, o fone de ouvido JBL Free X assume a garantia de entregar nada menos que boa qualidade sonora,  volume precisamente mais alto e sem distorções, que culmina em áudios mais imersivos e envolventes, o que faz toda a diferença na hora de experienciar nossas músicas favoritas.


jblfreex3


O fone de ouvido JBL Free X apresenta ainda ampla frequência de resposta, de 10 Hz a 22 kHz. Tal especificação faz com que os graves, médios e agudos sejam muito bem definidos ao longo da reprodução, independente do estilo musical e demais conteúdos sonoros.


A cereja do bolo ainda está na tecnologia JBL Signature Sound, a qual deixa o fone de ouvido JBL Free X capacitado para oferecer som preciso e balanceado, seja qual for o tipo de conteúdo reproduzido.


Ou seja, neste fone de ouvido, a assinatura de som JBL atinge um novo patamar de qualidade, onde todo o poder concentrado em uma “embalagem” pequena, intuitiva e inteligente, reserva as melhores possibilidades quando o assunto são conteúdos sonoros.


- Fone de Ouvido  JBL Tune 120: Graves puros e profundos são a premissa dos poderes da performance desse fone de ouvido da JBL. O Tune 120 comporta um driver único por bud de 5,8 mm de diâmetro, com resposta de frequência que vai de 20 Hz a 20 kHz, características essas que são as responsáveis por fazer com que o dispositivo apresente maior amplitude sonora, incluindo sons graves e agudos precisos, agradáveis e envolventes.


No que diz respeito ao desempenho e qualidade sonora, o JBL Tune 120 ainda tem sensibilidade de 96 dB e impedância  de 14 ohms. O que significa que este é um fone de ouvido capaz de atingir favoráveis níveis de volume. 


jbltune120


Sem esquecer, que o Fone de Ouvido  JBL Tune 120 carrega o PureBass, tecnologia JBL que dá suporte aos melhores dispositivos da fabricante quando se trata de sons graves. Ou seja, na hora de curtir os mais diversos conteúdos sonoros, será possível sentir toda a emoção de graves poderosos, perfeito para quem curte séries e filmes, por exemplo, ou ainda imergir nas batidas das suas músicas favoritas.

 

→ Bateria

- Fone de Ouvido JBL Free X: Bateria é um quesito altamente valorizado no fone de ouvido JBL Free X, afinal de contas, é um fone bluetooth e, para que esse recurso se saia bem, deve estar aliado com um favorável tempo de reprodução livre de fios.

Para tanto, a fabricante tratou de acrescentar poder de duração da bateria de até 24 horas, isso ainda combinado com 20 horas de carga disponíveis no estojo. Ou seja, você poderá usufruir de 4 horas de reprodução contínua e terá mais 20 horas de bateria de backup do estojo de carregamento.

jbl free x1


Neste tópico ainda vale a ressalva para o estojo de carregamento inteligente, que alinha duas ótimas funcionalidades em uma só, carrega e protege os fones de ouvido. O melhor ainda é que o carregamento da bateria do JBL Free X é super rápido - com apenas 15 minutos carregando, dá pra curtir uma hora de reprodução de áudios.

A caixinha carregador do fone de ouvido JBL Free X ainda otimiza o fácil transporte do aparelho, bem como evita danos ao mesmo, cuidando da integridade do seu dispositivo de última geração.

- Fone de Ouvido JBL Tune 120: Seguindo a premissa de alinhar reprodução sem fio à favoráveis horas de duração da bateria, o JBL Tune 120 consegue um ótimo resultado, onde é capaz de funcionar por até 4 horas em reprodução contínua.

Para melhorar, com o case de carregamento você tem mais 12 horas de autonomia, assim fica fácil prolongar ainda mais o tempo que você passa usufruindo dos mais diversos conteúdos sonoros - tocar suas playlists mais longas e fazer várias sessões ouvindo seus podcasts favoritos, por exemplo.

jbltune1202


A JBL ainda garante que o estojo de carregamento do fone de ouvido JBL Tune 120 ofereça uma carga de uma hora ficando por apenas 15 minutos carregando. Isso significa, que essa é uma das melhores opções para quem quer ter o fone sempre a postos.

Um fone de ouvido que não restringe sua experiência curtindo os mais variados conteúdos sonoros, o JBL Tune 120 é um dos candidatos mais fortes quando se trata de conexão sem fios valorizada por horas de duração da bateria. De modo que, a trilha sonora para o dia todo está garantida, com o bônus de uma caixinha portátil que além de carregar o dispositivo ainda o mantém protegido.

 

→ Conectividade

- Fone de Ouvido JBL Free X: Sabemos que este é um fone de ouvido totalmente sem fios, ou seja, pontos positivos para esse fator. Mas, é necessário que a conexão sem fios do mesmo seja eficaz, pois senão de nada adianta todo o resto.

Ainda bem que isso definitivamente não será um problema para quem comprar o fone de ouvido JBL Free X, já que ele está capacitado com conectividade Bluetooth 4.2, uma versão da tecnologia de conexão sem fios altamente aprimorada que é capaz de evitar perdas de sinal e oscilações.

Deste modo, a qualidade sonora não será comprometida, muito menos a estabilidade de reprodução. Assim sendo, optar por comprar esse fone de ouvido da JBL, significa investir em um aparelho com conexão estável, seja com seu smartphone, tablet ou demais dispositivos móveis.

- Fone de Ouvido JBL Tune 120: Sendo um fone de ouvido do tipo totalmente sem fios e sendo super semelhante ao JBL Free X, o JBL Tune 120 também está capacitado com conexão estável em prol da experiência do usuário.

O fone de ouvido JBL Tune 120 é compatível com Bluetooth 4.2, ou seja, perdas de sinal não serão um problema com o qual você vai precisar lidar. Basta conectar o JBL Tune 120 ao seu smartphone, por exemplo, para curtir os mais diversos conteúdos que o fone de ouvido cuida para que a sua experiência seja a melhor possível.

Totalmente sem fio e totalmente estável para que as suas músicas não sejam interrompidas independente do local onde você for.

 

→ Mais recursos e funcionalidades

- Fone de Ouvido JBL Free X: Ainda há muito mais recursos que vão além dos já citados até aqui que são oferecidos pelo JBL Free X incluindo um microfone integrado e altamente capacitado para oferecer ligações sem incômodos de ruídos.

O recurso de ligações viva-voz possível com o fone de ouvido JBL Free X é ajustado em prol da naturalidade da ligações, bem como falas mais limpas e vozes cristalinas, alternando de forma automática entre os modos estéreo e mono.

jblfreex2


Os controles para ajustar ligações e músicas são totalmente descomplicados no fone de ouvido JBL Free X, tudo por meio de único botão super intuitivo.


Suas fazendo exercícios ou pegar uma chuvinha no meio do caminho não será um problema para a integridade do JBL Free X, afinal de contas, esse é um fone de ouvido a prova da água, ou melhor, ele é resistente à respingos de água. Recurso possível devido à certificação IPX5 que protege o aparelho e não o deixa a mercê de qualquer intempérie.


Ainda não acabou! O fone de ouvido JBL Free X é compatível com a Siri e com o Google assistente, ou seja, além de conteúdos sonoros com qualidade excepcional, oferece usabilidade inteligente ao que você tem um assistente digital pessoal para te auxiliar e dar informações que ajudam na rotina diária.


- Fone de Ouvido JBL Tune 120:
Sendo um fone de ouvido da JBL, o Tune 120 carrega muito mais tecnologias de usabilidade e experiência dinâmica além das já citadas até este ponto.


Incluindo recurso para chamadas viva-voz em modo estéreo, assim você não perde nenhuma chamada e consegue alternar facilmente entre as suas músicas e as ligações.


O controle para chamadas viva-voz estéreo é bem intuitivo, de modo que não será um problema controlar o seu fone de ouvido de acordo com a função a ser desempenhada - possui botões convenientemente localizados na estrutura do dispositivo.

jbltune1203


E tem mais! O fone de ouvido se conecta aos assistentes digitais mais populares e funcionais da atualidade, como Siri ou Google Assistente, bastando apenas o toque em um botão. Ou seja, oferece muito mais que apenas músicas e garante dinamismo na hora de desempenhar várias tarefas do seu dia a dia.

 

→ Veredito! Qual o melhor fone de ouvido: JBL Free X e JBL Tune 120

Pois bem, essa foi uma disputa realmente acirrada e, por algumas poucas diferenças e especificações a mais - que podem valorizar uma experiência mais completa - o vencedor deste comparativo é o JBL Free X.


Ambos os fones de ouvido contam com a grande maioria das características em comum, bem como se enquadram em um mesmo modelo de fone de ouvido, que diz respeito a não possuir nenhum tipo de fio e cabo.


As estruturas e tecnologias são bem parecidas entre o fone de ouvido JBL Free X e o fone de ouvido JBL Tune 120, até mesmo no quesito design e claro, os dois ostentam o som com assinatura JBL.


Porém, o JBL Free X ainda é capacitado com cancelamento de ruído e resistência à água, por exemplo, dois recursos que não são encontrados no modelo Tune 120 e, mesmo que muitos consumidores não façam questão, não podemos ignorar que estas são especificações interessantes e fazem bastante diferença na usabilidade do dispositivo.


No quesito preço, os dois fones de ouvido são donos de uma ótima relação de custo x benefício. Porém, o JBL Tune 120 possui preço mais barato que o Free X, a diferença não é muito grande, enquanto o JBL Tune 120 circunda os R$ 599,00, o JBL Free X fica por volta de R$ 759,00 (no site oficial da JBL).


E, considerando que algumas pessoas levam o preço como um dos principais fatores para comprar um fone de ouvido, então o modelo JBL Tune 120 fica na frente, por ser mais barato e oferecer uma experiência semelhante ao modelo mais caro.


Por outro lado, se você não se importa de desembolsar um pouquinho mais para ter uma experiência superior, o JBL Free X é de fato a opção ideal.


De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, você vai poder comprar o escolhido por um ótimo preço aqui na So Fast. Não hesite e navegue por nossa categoria de fones de ouvido onde você encontra os melhores fones de ouvido para comprar.

 

Se você curtiu essa matéria, tem muito mais no Blog da So Fast que podem te agradar, incluindo ficar por dentro dos mais recentes lançamentos da Netflix (linkar https://www.sofast.com.br/blog/netflix-lancamentos-de-series-novembro). Bem como matérias mais técnicas e informativas como:


- Como Escolher Suporte para TV ou Projetores 

- Lift para Monitor e TV: Solução Para Pequenos Espaços 

- Melhores Modelos de Subwoofer 

 

 

Comentários