Como diferenciar uma JBL original de uma falsificada

14/12/2018 Dicas comentarios
881 visualizações

Com a entrada crescente de produtos falsificados no Brasil, a So Fast decidiu escrever esse artigo dando algumas dicas de como identificar se o seu produto é original ou não, para que assim consumidores sejam lesados por empresas desonestas, e que você tenha a garantia de sempre receber o melhor produto na sua casa.

 

Apesar de todos os produtos vendidos na So Fast possuírem nota fiscal e garantia do fabricante, recebemos constantes questionamentos sobre a originalidade do produto, e por isso decidimos criar esse artigo para vocês. Confiram aí, e se lembrarem de qualquer outra dica, deixa o comentário embaixo que a gente atualiza o blog sempre que possível.

jelle van leest 748946 unsplash min

 

Confira o relevo da estampa
O primeiro passo para identificar se a caixa é original, é observar a estampa da JBL que geralmente fica no meio do aparelho, esse logotipo tem que ser em baixo relevo, e por muitas vezes a mesma está invertida. Caso a sua caixa JBL possuir um adesivo ao invés de uma estampa em baixo relevo, ou em comparativo, o relevo da caixa estiver desproporcionalmente maior, existem grandes chances do produto que você está em mãos ser falso.

 

Alinhamento horizontal
Quando falamos de caixas como a Flip, Xtreme, Charge e etc, elas costumam possuir o logotipo da empresa nas suas extremidades laterais, as caixas originais possuem um alinhamento horizontal perfeito quando colocadas em cima de alguma superfície reta, enquanto isso, as caixas falsificadas não possuem tal alinhamento e muitas vezes os adesivos usados começam a descolar e desbotar muito antes do previsto.

 

Os Leds
Outra diferença importantíssima é a carga de bateria, existem falsificações no mercado que conseguem copiar vários detalhes importantes, mas existe alguns que são um pouco mais complicados, o que é o caso da carga de bateria das caixas originais e o seu tempo de carregamento. Caixas originais carregam extremamente mais rápido do que as falsificadas, que não possuem a mesma tecnologia para carregamento, o que faz com que essas alterações acabariam aumentando o valor das caixas falsificadas, e achamos pouco provável que eles queiram aumentar os valores. Além disso algumas caixas JBL possuem sensores de LEDs que indicam a carga de carregamento, e os mesmos demonstram o nível de bateria, enquanto isso, as luzes de LED das falsificadas não estão relacionadas a carga de bateria, e sim ao fato do carregador estar conectado ao aparelho, fazendo com que muitas vezes o produto não esteja anunciando a real carga da bateria, e sim apenas que ele está sendo carregado, além disso produtos falsificados tendem a queimar as suas luzes de LED com uma frequência muito maior do que as caixas originais.

 

Som grave em 30%
Apesar do som das caixas falsificadas possuírem uma qualidade até que aceitável para alguns padrões de mercado, uma diferença muito grande entre os originais e as réplicas são a qualidade do grave das mesmas. Para ouvidos mais apurados é possível perceber uma diferença em relação aos graves, enquanto o som das caixas falsificadas costuma ter uma sonoridade leve e mais centralizada, as caixas originais JBL possuem um grave forte e leva isso como uma das suas características mais fortes

 

https 2f 2fblueprint api production s3 amazonaws com 2fuploads 2fcard 2fimage 2f809703 2fdcb90d15 9170 4bb5 8cf4 5c67183e08d8

 

Volume muito maior
Caixas originais da JBL são conhecidas pelo volume de reprodução altíssimo, junto com uma ótima qualidade de som, e por isso uma forma simples de se encontrar diferenças entre o produto original e o falsificado é a comparação de ambos no volume máximo de reprodução. As caixas falsificadas tendem a distorcer o som quanto mais alto a reprodução, enquanto os originais mantêm a qualidade do som independente do volume. Se em comparação entre caixas alguma possuir uma diferença muito grande em questão de volume, corre-se o risco de um dos produtos ser falsificado, fique atento.

 

Conexão entre JBL
Uma das principais funcionalidades das caixas JBL são as conexões entre caixas através do sistema, ou do aplicativo, que encontra e pareia as caixas, caso você tenha um produto JBL e ele não aparece no aplicativo, ou não pareia com outras caixas, ele provavelmente é falsificado, além disso, réplicas conseguem ser pareadas apenas com outras réplicas.

 

Som de iniciação
Aqui vai ser um pouco mais complicado de explicar, afinal, escrevendo não vai ser possível fazer com que vocês escutem o som de uma JBL Original ligando, mas no Youtube é possível encontrar milhares de vídeos, o som é curto e simples e se a sua caixa faz algum som na sequencia ou se o som de inicialização do produto é diferente, ele provavelmente é falso.

 

Entrada pra cartão SD é falsa
Atualmente apenas um produto da linha JBL possui entrada microSD, então se por algum motivo você comprou um JBL – e não era o JBL Wind – o produto definitivamente é falso. Os produtos JBL costumam ter entrada USB para carregamento, e algumas outras, mas a entrada para cartões MicroSD definitivamente não é uma das funcionalidades das caixas originais, muitas vezes esses produtos falsificados possuem entrada MicroSD para atingir ainda mais pessoas e mostrar que o produto tem uma boa qualidade apenas por possuir mais uma forma de se reproduzir músicas, o que nem sempre é o caso.

 

Especificações Originais
Uma boa maneira de descobrir se a caixa é original ou não é observar as especificações no site oficial da JBL e em seguida compará-los com as da caixa comprada, caso o mesmo produto possua especificações diferentes, não importa qual seja, o produto em mãos é falsificado. Quando a compra é realizada pela internet, os vendedores desonestos que vendem as falsificações originais, costumam colocar as mesmas especificações, apenas copiando e colando para o link do produto, mas muitas vezes acabam por colocar informações que não existem, ou colocam funções mais atualizadas para chamar mais a atenção, enquanto a JBL por si só, ainda não fez tais alterações em suas linhas de produtos, como é o caso dos produtos falsificados que possuem entrada MicroSD assim como já citado acima.

 

wout vanacker 309685 unsplash min

 

Embalagens
Uma das formas mais fáceis de descobrir se o produto que está sendo vendido é falsificado é através da embalagem, então caso não seja possível ter em mãos uma embalagem original para que seja feita a comparação, procure antes algum ‘Unboxing’ do produto que deseja comprar e assista a vídeos no Youtube, dessa forma é possível observar alguns detalhes que apesar dos produtos falsificados tentarem copiar, acabando fazendo versões mais simplificadas para diminuir o custo do produto, e assim terem uma margem maior de venda.

 

Qualidade dos Materiais
Importante também observar a qualidade do material e o acabamento dos produtos, caso ele esteja descascando, ou com pintura malfeita, botões tortos ou em ordem diferentes, conectores que não se encaixam completamente, ou cabos que não parecem originais, o produto tende a ser falso.

 

Diferença gritante de preço
Produtos com 5 ou 10% de desconto costumam ser normais devido a grande quantidade de concorrentes existentes, o mercado acaba forçando essa queda nos valores e geralmente a loja com o melhor preço tem um número maior de vendas. Mas em alguns casos, caso seja feita uma comparação de preço online é possível encontrar produtos entre 50 a 80% mais barato que os outros concorrentes, muito provavelmente esses produtos são falsificados ou possuem avarias grandes, o que torna inviável a compra dos mesmos pelo valor original. Todos os produtos possuem um valor de custo, e o mínimo que a loja consegue fazer é revender o produto com o mesmo valor para que não gere prejuízo, caso o produto esteja com um valor extremamente abaixo que os concorrentes, desconfie e pergunte para o vendedor se o produto é mesmo original e se ele possui nota fiscal e garantia do fabricante.

 

Ordem dos Botões e Entradas
Assim como já citado acima, caso o produto possua uma qualidade duvidosa e aparenta ser falsificado, confira as ordens das entradas e dos botões do aparelho, existem casos de produtos falsificados possuírem uma ordem diferente, ou deixar alguma entrada de fora, e vender o produto apenas com as entradas feitas anteriormente.

 

Resistencia a Água
Um ótimo teste caso alguém queira te vender um produto JBL na qual o vendedor diz que é original, e esse produto possui certificados que o torna a prova d’agua, como por exemplo as tecnologias ipx5 e ipx7, é pedir para que o mesmo coloque o produto embaixo d’agua e comprove que o mesmo é original, muitas vezes, o vendedor vai se recusar em fazer esse teste, o que comprova antes mesmo do teste feito que o produto vendido ali não é original.

 

MAC Adress
Uma forma extremamente especifica e técnica de descobrir a veracidade do seu produto JBL é através do MAC Adress, ou Media Acess Control (Controle de Acesso de Mídias).
Esse código é assinado pelo fabricante e salvo na memória do dispositivo antes mesmo dele ser vendido, identificando cada peça como única através de uma rede entre todos os aparelhos, endereços MAC geralmente são escritos em seix grupos de dois hexadecimais digitados, nas quais os mesmos são separados pelo símbolo de 2 pontos (:) e hifens (-).
Para enxergar se o seu produto é original, ele deve começar o código MAC com XX. Para encontrar o código MAC do seu produto JBL basta encaixar o cabo USB em um computador ou notebook, abrir o prompt de comando e digitar “getmac” para que uma lista de todos os dispositivos disponíveis e seus respectivos códigos MAC apareçam na tela.

 

ricardo mancia 410935 unsplash min

 

Fique atento a lojas com baixa reputação
Apesar de esse não ser um método seguro para garantir que o produto que você deseja é original ou não. É muito importante conferir a reputação dos vendedores e se existem reclamações em sites como o Reclame Aqui, entre outros.
Vendedores que possuem produtos falsificados e vendem os mesmos com especificações nas quais colocam que o produto é original tendem a ter reclamações on-line. Então é importantíssimo que seja pesquisado para que encontre uma loja de confiança e com vendedores que são honestos e transparentes.

 

Presença de manual e folhetos em alta qualidade
Desconfie de produtos que não possuem o manual do usuário, muitas vezes são criadas cópias para esses documentos, mas que acabam chegando na mão do consumidor em uma versão de baixa qualidade. Vale se atentar a isso e observar os detalhes de alinhamento das páginas, quebra de conteúdos e etc.

 


É isso aí, o artigo é grande, mas o conteúdo é de qualidade. A So Fast espera que isso auxilie vocês na compra de produtos JBL, ou de qualquer produto no mercado que vocês desconfiem se eles são originais ou não. Lembrem-se que a So Fast comercializa todos os seus produtos com nota fiscal e garantia do fabricante.


Fiquem atentos no nosso blog que sempre que possível a gente atualiza com mais desses conteúdos relevantes.


Obrigado, e até a próxima.

Comentários

Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (19) 4113-1290 / (19) 3308-3712 e fale com nossos atendentes.