Seu carrinho está vazio

O que é um Subwoofer?

26/08/2021 Dicas comentarios
65 visualizações
O que é e para que serve um subwoofer?


Se você está montando o seu sistema de som, está pensando nisso ou então é apenas um curioso em busca de informação, provavelmente já se deparou com a frase de que ter um subwoofer é indispensável se você quiser um som de qualidade. Mas, então, vem a pergunta, por que? O que o difere das outras caixas e por que é tão importante assim tê-lo nos sistemas como home theater, som ambiente ou surround, por exemplo? Todas essas questões serão esclarecidas neste artigo e com certeza você sairá daqui sem nenhuma dúvida a respeito delas.

Para que serve este tipo de caixa?

O subwoofer é um equipamento que foi desenvolvido e designado para a função de reproduzir sons muito graves, cobrindo as menores faixas de frequências, começando no mínimo audível para seres humanos 20 Hz até cerca de 200 Hz, dando potência e profundidade para a sua música, filme e qualquer outro conteúdo de áudio que você desejar.

Embora muitas outras caixas sejam capazes de cobrir uma grande faixa de frequência auditiva, não chegam a altura da caixa subwoofer e não conseguem proporcionar nitidez ao seu áudio, isso porque cada tipo de caixa de som tem sua própria personalidade e dificilmente conseguirá suprir a função de uma outra que foi desenvolvida para um propósito específico.

E é isso que ocorre quando não há um equipamento próprio para graves, o sistema fica pobre em variedade sonora, pois as outras caixas são construídas para alcançar e reproduzir outras frequências, logo a sua construção é diferente e, muitas vezes, vai ser ineficaz para fornecer as baixas frequências, assim acaba não apresentando muita precisão, nitidez e profundidade, assim, não é possível sentir toda a emoção que você precisa para realmente imergir naquele conteúdo.

o que e subwoofer 01

Diferenciais das caixas subwoofer

Como dito anteriormente, toda a construção do subwoofer foi desenvolvida com especificidades para a reprodução de sons muito graves e é sobre elas que falaremos agora.

O subwoofer é feito em uma caixa de MDF não ressonante, que pode ser de dois tipos:

Caixa dutada, ou seja, contém uma abertura que faz com que ocorra mais passagem de ar e as ondas sonoras sejam mais prolongadas mantendo a sua potência contínua, no entanto, sua qualidade acaba sendo também seu ponto fraco, pois ela perde um pouco de qualidade e definição em relação à que será apresentada a seguir.

A outra opção é a caixa selada, como seu próprio nome já diz, é uma caixa totalmente fechada, sem aberturas, o que significa menos vazão de ar, por isso seu grave é mais potente e uniforme, porém não é tão longo, e, consequentemente, sua definição sonora se destaca principalmente em músicas que possuem muitos instrumentos e batidas mais aceleradas.

  Outra característica que é muito importante considerar, é a presença de diferentes tamanhos de woofers, podendo ser de  8, 10 ou 12 polegadas de diâmetro, sendo que cada um vai ser capaz de movimentar uma quantidade de ar, que é responsável pela potência do grave, e essa quantidade é diretamente proporcional ao tamanho do mesmo, ou seja, quanto maior o woofer, maior a quantidade de ar movimentado e a sua potência.

Uma última característica que será abordada aqui, é a respeito da diferença entre os subwoofers ativos e passivos. Essa é simples, mas muito importante para a sua decisão. Os que se encaixam no primeiro caso, são os mais completos, pois possuem já em sua construção um sistema próprio de amplificação, evitando a necessidade de mais componentes, no entanto, para acomodar a presença de mais uma tecnologia em seu corpo, ele precisa ser também mais robusto que os outros e isso também vai entrar no fator preço, por isso é indicado para quem quer mais qualidade e está disposto a fazer um investimento maior.   

Já os que são do grupo dos subwoofers passivos, não têm esse sistema e necessitam de amplificadores externos ou receptores de áudio/vídeo, por isso custam menos, são menores e suprem muito bem as necessidades dos que não têm tanta exigência, mas vão exigir um pouco mais de energia. São ideais para quem percebeu a diferença que o mesmo faz no som e, por isso, não quer abrir mão de ter um subwoofer em seu projeto de home theater, mas não quer gastar muito.

 

Por que é importante ter um subwoofer?

Através das características citadas neste artigo é possível entender a importância do mesmo no seu sistema de som e o porquê de outras caixas serem incapazes de substituí-lo, visto que sua construção precisa de diferentes composições para atender diferentes demandas e garantir, acima de tudo, dinamismo para os seus áudios, acabando com aquele som “seco”, sem emoção e sem qualidade. Isso porque a reprodução de sons graves precisa de muita atenção para te proporcionar toda a magia de te fazer sentir parte do filme, como se todos aqueles efeitos sonoros dos filmes estivessem acontecendo do seu lado ou aquela sensação de que o show está acontecendo diretamente de dentro da sua casa.

 Agora, com todo o conhecimento que você adquiriu aqui, você já pode analisar as diferentes caixas subwoofer disponíveis na SoFast e adquirir a que melhor se encaixa com o seu perfil, e assim finalmente curtir seus sons da melhor maneira e com qualidade máxima!

o que e subwoofer 02



Lembrando que na SoFast você encontra as melhores marcas por um preço justo, é só ir para o site e escolher o subwoofer que melhor irá complementar a sua experiência auditiva!

Gostou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário, que nós complementamos e te ajudamos a esclarecer!

Entre em contato pelo nosso whatsapp: So Fast Whatsapp



Comentários

So Fast e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.