O que vale mais a pena, Televisão ou Projetor?

09/04/2018 Dicas comentarios
14.761 visualizações

Já pensou em se conectar ao Netflix e projetar todas as suas séries e filmes favoritos como se estivesse lá dentro? Você já pensou em utilizar um projetor com a qualidade de uma TV digital para obter essa experiência? Hoje em dia, vários modelos de projetores já são equipados com assistente de voz, e até mesmo resolução 4K, o que faz muitos televisores presentes no mercado, virarem obsoletos

Ou você já pensou nisso, mas não faz ideia de qual tipo de projetor utilizar? Ou então, está pensando em vários outros problemas técnicos de montagem, instalador, etc?

Fique tranquilo! Nós vamos esclarecer todas essas dúvidas e além disso, iremos explicar para você porque a escolha entre uma TV ou um projetor com tela é tão importante, e porque optar por um projetor com tela significa que você escolheu transformar um ambiente único para uma experiência tão agradável quanto assistir a um filme nas telonas de cinema. É o seu cinema, com os seus filmes e séries passando, e tudo isso sem sair de casa... quando a gente diz assim, vira o sonho de qualquer um né?

Sempre que detalhes como “custo” e “benefícios” são mencionados é importante estarmos atentos, pois de acordo com cada escolha que nós decidimos efetuar, existe um peso entre os prós e os contras de cada produto, o que nos faz chegar até a melhor escolha para as nossas necessidades.

Como já havíamos mencionado em outro artigo, a luminosidade do ambiente influencia diretamente no tipo de tela e de ambiente que receberá o projetor (Clique aqui e saiba mais). Mas, voltando ao ponto de partida, se a sua ideia é assistir TV vivenciando uma grande experiência visual, saiba que alguns projetores tem capacidade para projetar uma tela equivalente a 300” (polegadas), o que é quase como assistir uma partida dentro do estádio.

 

E aí você deve estar se perguntando: “Legal, mas e a questão do custo/benefício?”

Pois bem, a tela junto ao projetor irão te proporcionar qualidade e tamanho de imagem que são equiparadas (ou na maioria das vezes até maiores) a uma televisão de 70” que tem um custo médio de 10.000 reais.

Existem diversos tipos de projetores para atender a diversas necessidades. Alguns são mais indicados para multimídia, outros para home theater, e ainda podem contar com resoluções em Full HD, 4K e até mesmo 3D, a partir de 3.000 reais.

É claro que é importante mencionar que os projetores utilizam lâmpadas e que lâmpadas possuem “vida útil” estipuladas em horas que normalmente podem variar de 3.000 a 5.000 horas de uso, ou seja, este tipo de manutenção deve ser pouco provável e bem acessível, caso necessária. 

 

 

É possível usar um projetor como TV Digital?

O que a maioria das pessoas não sabem é que é possível sim conectar o receptor de TV Digital (ou até mesmo TV a cabo) ao projetor e assistir a qualquer programa em uma mega tela, e ainda é possível transforma-lo em uma Smart TV. Atualmente, a maioria dos projetores já incluem a entrada HDMI e são capazes de suportar resoluções de 1080p, e com o auxilio a aparelhos de Streaming, como o Chromecast e a Apple TV, você pode acessar diversos aplicativos na Web, como o Netflix e o Youtube. 

 

 “Ok, só vi os pontos positivos até agora, mas e os negativos?” Bom, não podemos deixar de esclarecer que a adquisição de um projetor, bem como a sua instalação não é tão simples quanto a de uma televisão convencional, pois diversos fatores agregados ao projetor podem encarecer a “brincadeira” para quem não está disposto.

A escolha da tela também é um dos principais itens para um bom resultado da imagem projetada pode variar, os preços dos diversos tipos (motorizada, tensionada, semi-tensionada, leia mais aqui) podem chegar até 1.500,00 reais ou mais.

 

Além disso, algumas marcas de projetores incluem pequenos alto-falantes com baixa potência, sendo assim, requerem uma caixa de som externa. Uma boa caixa de som externa, junto a um receiver e um sistema de subwoofer ajudam a intensificar os efeitos sonoros, tornando ainda mais impactante, e claro, inesquecível, sua experiência áudio-visual. 

 

Todas essas caracerísticas somadas a um ambiente propício são capazes de proporcionar ao expectador uma experiência de cinema tão entusiasmante, quanto a estreia de um novo filme da Marvel por exemplo!

 

Vamos por partes: Considere especificações alinhado às suas necessidades


Okay, para saber o que vale mais a pena, se é comprar TV ou comprar projetor, há de se considerar o que você precisa, o que quer, bem como qual o valor está disposto a pagar.


Por isso, separamos mais alguns tópicos relevantes na hora de decidir entre comprar uma televisão ou um projetor.

 

→ Preço - Qual seu orçamento para a compra?

Antes de fazer uma compra é necessário entender o quanto se está disposto a pagar pelo produto. Na busca por comprar um meio que vai otimizar o seu entretenimento, você deve saber o quanto vai poder gastar, assim, você pode pesquisar e ir fazendo um filtro entre os aparelhos.

Esse fator ainda vai ter ajudar na escolha entre projetor ou TV, pois com o preço a se gastar em mente, você vai poder ir considerando os modelos de aparelhos que se adequam ao seu orçamento e então comprar a melhor TV ou o melhor projetor.

 

→ Tamanho do ambiente

Algo importante a se considerar para decidir entre comprar TV ou projetor é o espaço ao qual o aparelho será alocado. Ou seja, se for na sala, por exemplo, qual o tamanho do lugar, é uma sala espaçosa ou uma sala pequena?

O espaço ao qual você vai colocar a televisão ou o aparelho projetor precisa estar apto para comportar o determinado aparelho. Ou seja, se tratando de um aparelho televisor, o mesmo pode ficar sobre um móvel ou mesmo ser instalado na parede e, quanto ao projetor, o ambiente tem que ter espaço suficiente para ser instalado e, claro, uma tela em branco para projetar as imagens.

Um projetor não necessariamente vai ocupar mais espaço que uma TV, pois apesar de favorecer uma campo de visão amplo, o aparelho projetor é comumente compacto, sendo de fato, necessário, apenas o espaço em branco para a projeção.

E as TVs, existem modelos gigantescos, alguns para colocar à parede - na mesma ideia do projetor - e outros modelos precisam ser colocados sobre algum móvel e, isso pode vir a ocupar mais espaço que um projetor, por exemplo.

Ou seja, entenda o espaço que você tem disponível para agregar um dos aparelhos, assim evitará a frustração de a instalação não dar certo e acabar tendo que resolver alguns transtornos.

Considere ainda as especificações do aparelho, alinhado às características do espaço onde vai colocá-lo, a fim de evitar que certas circunstâncias possam atrapalhar a visão, como a iluminação do ambiente, por exemplo, já que nem todas as telas são equipadas com recursos que eliminam este incômodo.

 

→ A qualidade de imagem da TV é melhor que a do projetor?

Com a tecnologia no segmento evoluindo a passos largos, a qualidade da imagem é um fator que se iguala entre TV e projetor. Ou seja, basicamente há modelos de televisão e projetores com altíssima qualidade, a diferença está de modelo para modelo. Mas, sem dúvidas, é possível imagens imersivas, ricas em detalhes e otimizadas com naturalidade tanto em aparelhos projetores, quanto em televisores.

Mas não podemos deixar de lado alguns pontos que podem interferir nesse quesito, como o preço, por exemplo. Pois um projetor com qualidade visual que se iguala à de uma televisão de última geração, provavelmente será mais caro. O que não muda o fato de existir smart TVs com preços exorbitantes para vender, ou seja, neste mais uma vez entra a questão do quanto você está disposto a pagar.

Indo além do valor de compra, quanto a qualidade de imagem de um projetor, a mesma pode ficar a mercê de certas circunstâncias, como janelas abertas e sem cortina, que acabam prejudicando o brilho, definição de imagens e também prejudicar o contraste.

Mas ainda deve-se citar a existência de aprimorados projetores de LED, os quais são aparelhos portáteis, eficientes e com alta qualidade em projeção de imagem. De forma descomplicada, alguns modelos são capazes de proporcionar uma tela de até 200 polegadas.

A tecnologia de LED em projetores trabalham em prol de alta luminosidade, de modo que favorece imagens bem iluminadas, que otimizam a experiência visual.

 

→ Experiência sonora

Fator crucial para um entretenimento de qualidade é o som, afinal de contas, ele é responsável por grande parte da imersão ao assistir filmes, séries, jogos de futebol, na hora de jogar videogame e muito mais!

E esse quesito pode deixar a desejar em ambos os aparelhos, sendo assim, a resposta para: O som da TV é melhor que o projetor? Depende. A qualidade sonora em televisores depende muito do modelo, não tem como generalizar, pois com modelos de TV cada vez mais finos, algumas fabricantes acabam por alocar drivers e elementos de som de menor tamanho e qualidade, o que prejudica a qualidade do áudio dos seus conteúdos.

Por outro lado, tem as fabricantes que focam em todos os fatores e não deixam o som de lado, comercializando smart TVs com sistema de som integrado com qualidade favorável e, no caso de ambientes menores, nem se faz necessário o complemento com caixas de som.

Mas no que diz respeito aos projetores, os mesmos possuem sistema de som integrado, mas raramente ganham pontos em qualidade sonora. É quase certeza que você terá que investir em um sistema de som externo para acompanhar a qualidade das imagens e assim otimizar ao todo a sua experiência.

 

→ Pois bem, qual devo comprar?

Simplesmente não há como afirmamos o que é melhor, se é comprar TV ou comprar projetor, pois como enfatizado em nossa matéria, a escolha de comprar um dos dois aparelhos envolve diversos fatores e, como pessoas são diferentes e possuem necessidades e desejos distintos, o que pode atender as expectativas de alguns, pode não ser suficiente para outros.

Por isso que nós da So Fast separamos os tópicos anteriores, assim fica mais fácil para você decidir qual o melhor para comprar. Nosso intuito é que se você considerar as colocações anteriores, as dicas podem ser úteis e, no fim, a sua compra vai ser acertada.

A So Fast comercializa os mais variados modelos de Telas de Projeção e Projetores Multímidia, clique no Link e confira todas as nossas ofertas, e se mesmo assim sobrar alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato com a gente pelo nosso telefone ou através do e-mail atendimento@sofast.com.br

E se você curtiu essa matéria, não deixe de conferir o Blog da So Fast, onde estamos sempre atualizando em prol de oferecer dicas sobre a compra de vários aparelhos.


Você pode conferir ainda: Um Guia Básico sobre Som e aprender mais sobre os elementos que podem garantir à você a melhor experiência sonora.

Também aprender a diferenciar uma JBL original de uma falsificada.

E quem não curte assistir séries e filmes na Netflix? Nós te ajudamos a saber quais os títulos estão chegando à plataforma. Confira: Lançamentos de Séries da Netflix e Lançamentos de Filme da Netflix.

Muito obrigado a todos! E até a próxima!

Comentários