Quais as principais diferenças entre uma TV e um Projetor (Prós e Contras)

29/01/2020 Dicas comentarios
74 visualizações
Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Redator da So Fast

Na dúvida entre comprar TV ou um projetor? Quer saber se vale mais a pena comprar TV ou projetor para garantir o entretenimento na sua casa?

Pois bem, nós da So Fast estamos de volta para te ajudar a escolher o aparelho certo, separamos algumas dicas que podem ser úteis para você decidir entre TV ou Projetor. Realizamos um compilado de informações, a fim de apresentar alguns prós e contras em ambos os usos, tanto no que diz respeito ao projetor, quanto à TV.

Nosso intuito não é ditar regras, apenas vamos elencar alguns pontos a fim de entender qual a compra certa quando o que se procura é alta qualidade. Apesar de que, não há apenas um quesito a se considerar na hora de comprar algo e, cada perfil de pessoa vai estar buscando algo diferente, por isso, ao fim desta matéria, cada um vai entender pelo aparelho que mais atender as sua expectativas, bem como necessidades e orçamento.

Então, se você curte assistir filmes, séries e demais conteúdos multimídia e aspira por experimentar esses conteúdos em uma tela grande, mas está em dúvida de qual aparelho vai lhe atender melhor, rola o mouse que nós da So Fast vamos te ajudar!

Confira também:
- Comparativo: JBL Free X e JBL Tune 120
- Amplificadores Frahm - Escolha o Seu!

 imagem blog benq4


→ Antes de mais nada, considere qual o espaço será integrado pelo aparelho

Está aí um fator que as pessoas geralmente ignoram, mas que de fato não dá pra deixar de lado quando se está tentando decidir entre comprar um projetor ou uma TV, pois o espaço a ser ocupado varia entre os dois aparelhos.


Antes de mais nada, o ambiente de instalação precisa estar apto para comportar o aparelho em questão. Ou seja, é necessário que o televisor caiba no móvel ou mesmo na parede, da mesma forma que, para instalar o projetor é preciso de um espaço para o aparelho, bem como uma tela em branco para a realizar a projeção das imagens.


Por isso, é muito importante prestar atenção nas especificações do produto que vai investir, a fim de garantir uma boa experiência e não lidar com a frustração de não conseguir ver direito as imagens em tela, sejam na TV ou por meio de um projetor.

 

→ Visto isso, vamos adiante!

Quando se trata de escolher entre comprar uma televisão ou projetor, esta é uma dúvida bastante pertinente. Afinal de contas, nos dias atuais são muitos os modelos disponíveis para comprar de ambos os aparelhos, equipados com diversos recursos a fim de atender as mais diferentes demandas e necessidades.


Por isso é que precisamos ressaltar que, a escolha final de qual aparelho comprar, TV ou projetor, vai depender majoritariamente das suas necessidades e vontades, alinhado ao tamanho do espaço que você pretende instalar o aparelho, bem como qual a sua expectativa para o uso do mesmo e, claro, o quanto você está disposto a pagar.


De qualquer forma, há de ser dito que, quando considerada a relação de custo x benefício, comumente considerada na compra de um item, os aparelhos projetores num geral acabam por se sobressair, como poderá ser notado nos tópicos a seguir.

 

→ Porque o projetor é um escolha mais assertiva que a TV?

Pois bem, lá vamos nós! A seguir, separamos alguns “porquês”, o projetor é melhor que TV, ou pelo menos consegue acertar mais vezes quando se trata em custo x benefício, sendo capaz de oferecer experiência digna junto à outros pontos superiores quando relacionado aos aparelhos televisores.

 

- 1. Porque com um projetor você terá mais tela, pagando menos

Se você estiver pensando em comprar uma TV de tela plana, por exemplo, saiba que uma televisão com 60 polegadas - que seria a média do tamanho ideal para proporcionar uma experiência de alto nível - normalmente tem um preço de compra bem elevado.

Em contrapartida, um projetor que garante qualidade cinematográfica, numa mesma faixa de preço, será capaz de oferecer uma super tela de 100 polegadas, ou seja, projetor para cinema em casa é algo que pode se encaixar em um custo x benefício que vale a pena.

 imagem blog benq3


- 2. Porque um projetor não ocupa muito espaço

Para ser instalado, um aparelho projetor não precisa de muito espaço, mesmo se estivermos falando de um projetor de distância regular - que por sua vez precisa de instalação fixa - o aparelho não vai ocupar muito espaço. E, se tratando de um projetor apto para atuar em curta distância, ainda terá a vantagem da possível instalação sobre qualquer superfície plana.

Já um aparelho televisor, vai exigir uma - por vezes complicada - instalação na parede, algum móvel para ser colocada em cima, tal como algum tipo de base para colocar TV, ou seja, além de mais trabalho para instalar, ainda vai acabar ocupando mais espaço no ambiente.

 

- 3. Porque o projetor é mais barato que a TV

Há de ser enfatizado que, um aparelho projetor custa menos que uma televisão. Basicamente, tem casos em que um projetor com especificações capazes de oferecer a mesma experiência que determinada televisão, chega a custar até mil reais a menos que a TV.

Deste modo, aqui faz-se presente fortemente a relação de custo x benefício e, se você preza por isso, já tem a resposta para “TV ou projetor”. Mas não para por aqui, ainda tem mais algumas comparações em sequência.

 

- 4. Porque um projetor é mais portátil que uma TV

imagem blog benq2

Um grande ponto a ser colocado na hora de escolher entre uma televisão ou um projetor é que, os mais variados modelos de aparelhos projetores cabem em uma mochila, ou seja, garantem mobilidade e mais possibilidades.

Um projetor pode ser facilmente mudado de cômodo, ser levado de uma sala a outra de forma fácil e ser colocado praticamente sobre qualquer lugar plano. Deste modo, além de você ter mais opções em casa, levando entretenimento a qualquer cômodo, ainda pode levar seu projetor para a casa de um amigo, por exemplo, para fazer aquela noite de cinema, com a vantagem de conectá-lo facilmente e projetar as imagens em qualquer parede branca.

Não é nem preciso dizer que isso não dá pra fazer com uma televisão.

 

- 5. Porque a qualidade de imagem consegue ser superior em um projetor

No quesito qualidade de imagem, um aparelho projetor pode ser capaz de oferecer resolução melhor que televisores. Já que, são quase unânimes os casos de televisores que possuem taxa de resolução tão alta que acabam atrapalhando a experiência na hora de assistir filmes e outras programações.

Quanto ao projetor, o mesmo compensa isso, ao que oferece possibilidades de ajustes que, de fato, se adequam à diferentes ambiente e níveis de iluminação.

 

- 6. Porque o projetor pode oferecer um experiência em nível cinematográfico

Sem precisar sair de casa, você vai poder curtir seus filmes e séries favoritos com qualidade cinematográfica, ao comprar um projetor, será o primeiro passo para a sua sala de estar se tornar digna de oferecer experiência de cinema.

Isso graças ao tamanho da imagem que um projetor para cinema é capaz de criar, onde os telespectadores poderão usufruir de cenas mais eletrizantes e imersivas, mesmo que se trate de momentos assistindo a filmes com toda a galera - todos terão uma visão ampla e envolvente.

Além do mais, um aparelho projetor oferece excelente qualidade de cor, de modo que, ao usar um aparelho projetor ao invés de uma televisão, a diferença será gritante, para melhor é claro e, você vai se sentir dentro do cinema.

 

- 7. Porque um projetor pode ter grande vida útil

imagem blog benq1

Tá aí mais um ponto a favor de comprar um projetor, ao que estes aparelhos, quando usados com devido cuidado pode ter uma vida útil bem longa e durar por anos a fio.

Ao utilizar o seu aparelho projetor adequadamente, seja usar projetor para jogar, ver filmes, novelas e muito mais! O dispositivo não vai apresentar problemas que o façam ser substituído e você poderá usufruir do projetor por muito mais tempo.

Por outro lado, se tratando dos televisores, principalmente as mais recentes smart TVs, não é novidade que muitos modelos apresentam complicações e necessitam de reparos logo nos primeiros anos de uso.

 

- 8. Porque o projetor oferece mais automação para a sua residência

E se tratando de automação residencial, um aparelho projetor também leva vantagem sobre uma televisão.

A exemplo, quando se trata de montar um ambiente em prol de uma experiência audiovisual, desde home theater à salas de vídeo, é possível inserir um projetor. Logo, torna-se possível realizar distribuição de imagem, alinhado à demais equipamentos eletrônicos provedores de som e imagem.

Alguns modelos mais recentes e aprimorados de projetores disponíveis no mercado, estão capacitados com especificações inteligentes que dispensam o uso de fios e cabos na horas da instalação com demais aparelhos e dispositivos, contribuindo para a facilidade na hora do uso, tão bem quanto para um visual mais clean sem a bagunça de fios.

 

- 9. Porque você consegue controlar precisamente os níveis de contraste, brilho e resolução em um projetor

Em um projetor, os fatores brilho, contraste, resolução e cor são melhores, já que estes dispositivos possibilitam que você ajuste o brilho e o contraste da tela, de modo a alcançar um equilíbrio ideal na hora de reproduzir todos os detalhes da imagem.

Os aparelhos projetores ainda são capazes de garantir a integridade imaculada da imagem e alta precisão de cor, bem como descartar problemas de desfoque, sombreamento e padrões de interferência, tudo em prol de nada menos que uma perfeita nitidez.

A exemplo, vale considerar as resoluções de 4k (ou UHD), contempladas com 8,3 milhões de pixels diferentes para cada quadro, o que faz com que as imagens sejam muito mais reais e detalhadas.

E não para por aí, o contraste entre cores também é maior, de modo que os brancos são mais brilhantes e os negros mais profundos, tendo como resultado uma paleta maior de cores representando imagens reais e garantindo conteúdos mais imersivos ao serem apresentados de uma forma mais fiel ao natural.

 

→ E então, curtiu esse post? Se sim, vale a pena dar uma olhada no blog da So Fast, lá você encontra muito mais conteúdos úteis, informativos e de entretenimento. Incluindo:


- Como Escolher Suporte para TV ou Projetores 

- Melhores Mesas de Som da So Fast 

- Melhores Fones de Ouvido da JBL 


E, se após este post você está pensando em comprar um projetor, aqui no site da So Fast você encontra os melhores modelos de projetores bom para comprar. Confira nossa categoria de áudio e vídeo onde você encontra projetores de qualidade para comprar, com ótimos preços e condições de pagamento melhores ainda, vale ressaltar.

 

Comentários