Seu carrinho está vazio

Dolby Atmos mais Barato: Conheça o 3.1.2

28/02/2020 Novidades comentarios
319 visualizações
Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Redator da So Fast

Tudo o que você precisa saber sobre o Dolby Atmos mais Barato 3.1.2

Quer saber se vale a pena ter o Dolby Atmos 3.1.2? Então continua acompanhando essa matéria, que nós da So Fast vamos te contar alguns pontos interessantes a se saber antes de investir nos elementos que vão integrar o seu projeto, basicamente vamos te mostrar que agora é possível criar o seu sistema Dolby Atmos de baixo custo 3.1.2.

Na hora de configurar alto falantes, algumas dúvidas possivelmente irão surgir, mas se estivermos falando do sistema de som ideal e propício, sem desembolsar valores exorbitantes, o Dolby Atmos 3.1.2 é mais que ideal.

E, nesse ponto, vamos te ajudar a se familiarizar com o papel e a posição de cada alto-falante, a fim de conseguir montar o sistema de som perfeito. Antes de mais nada, escolha um ponto de assentamento central e incline os alto-falantes nele, mantendo-os na altura da orelha quando estiver sentado, a menos que seja indicado o contrário - para mais detalhes da configuração dos alto-falantes, continue lendo.

→ Pequeno Sistema Dolby Atmos 3.1.2 - Como realmente funciona esse sistema

Quer saber como um sistema 5.1 (tradicional) pode se transformar em um Dolby Atmos? A gente pode te ajudar!

Se você estiver iniciando seu projeto do zero ou se você estiver adaptando um projeto que já existe, vale a colocação de que:

- A diferença de um sistema 5.1 para um 3.1.2 encontra -se basicamente no posicionamento das caixas de som surround.

Que seriam, em um sistema atmos: as caixas intermediárias - que aumentam um pouco da imersão vertical e, em um sistema 5.1, as mesmas atuam mais como um efeito surround - passando por trás do nosso ouvido.

Sendo assim, se você estiver construindo uma sala nova e já for optar pelo sistema 3.1.2 - independente se foi considerando preço ou tamanho do ambiente - o posicionamento básico do 3.1.2 é o seguinte:

dolbyatmos 312

Sobre o posicionamento correto do sistema 3.1.2, vale ressaltar que as caixas de som frontais (centrais esquerda e direita) significam o 3, o ponto 1 é representado pelo subwoofer e o ponto 2 diz respeito às duas caixas da esquerda e da direita - que são as chamadas caixas do meio da cabeça, caixas intermediárias da imersão vertical do sistema Dolby Atmos.

→ A Relevância do Dolby Atmos 3.1.2

Há de ser dito que, muitas pessoas não consideram um sentido real para a existência do sistema Dolby Atmos 3.1.2, afinal de contas, existem muitas possibilidades de mídias antes do Dolby Atmos que já foram projetadas em 5.1.2, assim, pode acabar sendo um prejuízo o usuário perder os canais surround em virtude de ganhar os dois canais intermediários.

Porém, por outro lado, há de considerar que os dois sistemas são compatíveis entre si, essa modificação de 3.1.2 ou de 5.1, ela pode ser ajustada na configuração no menu do receiver.

Ou seja, quando posicionado o receiver com caixas de som 5.1, por exemplo, talvez não tenha sido colocado na posição ideal do surround e também não foi embutido a caixa de som na posição ideal do Atmos. Logo, no menu de configuração, ao optar por ver uma mídia qualquer 5.1, você pode alterar para 5.1. O receiver 3.1.2 é plenamente compatível com o 5.1, trata-se de um ajuste de configuração.

Então, basicamente, basta colocar nas configurações a opção de acordo com a mídia a ser rodada. Então, você pode deixar na configuração de 5.1, o mesmo trabalhando perfeitamente e rodando sem problemas. Depois de um tempo, pode ocorrer de você ter uma mídia específica que, por ventura, você quer ver qual o desempenho em Dolby Atmos 3.1.2 e, isso será plenamente possível. É só ir na configuração e alterar para 3.1.2, como o receiver é compatível esse tipo de mídia, ele consegue interpretar os dados de áudio dessa forma e será capaz de transformar o seu ambiente no 3.1.2.

Talvez essa solução híbrida possa não ser a mais indicada, mas não significa que não oferece um ótimo funcionamento, mas vale também dar a dica de que não é recomendado ficar mexendo toda hora na configuração do receiver.

Por isso, muitas pessoas, ao precisarem escolher pela concepção do sistema de som em determinado ambiente, ao precisarem escolher, por exemplo, entre uma sala 3.1.2 ou uma 5.1, optam pela 5.1. Por outro lado, se existir a possibilidade da 3.1.2, como o exemplo anterior, não tem porque não optar por este modo.

Mas também, é claro, vai depender de quem estiver usando o sistema, bem como a aptidão do indivíduo na hora de mexer na configuração do receiver.

→ Sistema de Som mai Barato: Dolby Atmos 3.1.2


Ainda é bem válido lembrar que esse é um sistema de som mais em conta, ou seja, você vai pagar barato no Dolby Atmos 3.1.2. Afinal de contas você vai estar economizando duas caixas, ainda vai economizar no receiver com 5 canais, ao invés de um receiver com 7 canais, então, sem dúvidas, no quesito Dolby Atmos de baixo custo, este é mais do que ideal.

Viu só? Parece complicado, mas na verdade é bem simples, esperamos ter apresentado as informações de uma forma clara. Fique a vontade para deixar nos comentários qual seria a sua opção para montar o seu sistema de som, o 3.1.2 direto ou se pra você faz sentido essa colocação das mídias tradicionais em 5.1.


Sinta-se a vontade também para compartilhar se você já teve experiência com Dolby Atmos!


→  Você também pode curtir:

- Quais as principais diferenças entre uma TV e um Projetor (Prós e Contras)

- Telas de Projeção Mais Vendidas 

- Caixas de Embutir Mais Vendidas 

Comentários