Seu carrinho está vazio

Sala de Cinema em Casa: Acessórios que Complementam a Experiência

03/06/2020 Dicas comentarios
242 visualizações
Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Redator da So Fast

Com tantas plataformas de streamings e farto catálogo dos mais diversos entretenimentos audiovisuais o que não falta é conteúdo para nos entreter. Com isso, dá pra assistir ótimos filmes sem ser os que passam no cinema por exemplo, você pode curtir ótimas obras cinematográficas sem nem precisar sair de casa.

Mas nesse ponto, e se fosse possível ter um cinema em casa? Pois isso não só é possível como pode não sair caro como você está pensando, até porque com um mercado tão amplo de aparelhos de áudio, imagem e vídeo, dá pra comprar dispositivos de alta qualidade por preços super em conta.

Aqui na So Fast mesmo você encontra o melhor em áudio, som e imagem, produtos de qualidade incontestável, das melhores marcas e com ótimo custo x benefício.

E além de oferecermos os melhores produtos, claro que também ajudamos vocês com informações valiosas. Ou seja, se você tá a fim de montar um ambiente digno de oferecer qualidade de cinema em casa continua a leitura que nós da So Fast te dizemos como.

Quer tornar a sua sala em cinema? Ou mesmo tem um ambiente ao qual você quer transformar e dedicá-lo para ser um lugar adequado para curtir os melhores filmes e séries, bem como novelas, jogar videogame e muito mais! Bem, para isso, há de considerar alguns itens que são totalmente indispensáveis para oferecer a melhor experiência: local confortável para se acomodar - um bom sofá/poltronas, sistema de som de alta qualidade e uma tela favorável - pode ser tanto uma boa smart TV ou mesmo um projetor.

→ Você também pode gostar:

Melhores Caixas De Som Para Levar Em Uma Viagem

- Quais as principais diferenças entre uma TV e um Projetor 

- Como Escolher Suporte para TV ou Projetores 

→ Escolhendo a Smart TV - Opte por excelência

Falamos smart TV porque o intuito é ter entretenimento de qualidade e, com uma smart TV as possibilidades são bem mais amplas, ao que um televisor convencional oferece uma quantidade mais limitada de conteúdos para assistir.

Mas ainda dá pra investir em aparelhos como chromecasts, por exemplo, que conseguem maximizar suas opções de conteúdo, então nesse ponto, você é quem decide a opção que mais te agrada.

De qualquer forma, o aparelho de TV precisa ser de qualidade e oferecer imagens dignas para uma experiência à altura da experiência cinematográfica. Nesse ponto, escolher por um bom projetor também é uma opção interessante, já este são aparelhos que oferecem um campo de visão maximizado e existem muitos modelos com preços super em conta - por vezes, um projetor pode valer mais a pena que uma TV.

Voltando às TVs, as de LED, OLED e QLED são quase sempre opções satisfatórias e geralmente as mesmas são smart TVs, então tem acesso a internet e, com isso, você terá qualidade de imagem alinhado à poder usar diversos aplicativos - incluindo Netflix, Amazon, Youtube, etc; tal como curtir games e até mesmo se conectar ao seu smartphone e compartilhar conteúdos com a TV.

No quesito resolução, vale enfatizar que quanto mais pixels a tela tiver, melhor será a qualidade da imagem reproduzida. Então é bom saber que uma tela HD (high definition) possui 1280x720 pixels na proporção 16:9 e uma tela Full HD tem 1920x1080. Já as que possuem a favorável resolução 4K - também chamada Ultra HD - conta com 3840x2160 pixels, ou seja, é capaz de oferecer uma imagem com qualidade quatro vezes maior do que a Full HD.

Mas como esse ramo está sempre evoluindo, para a felicidade geral da nação, já existem telas com qualidade 5K, isso significa uma resolução com 5120x2160 pixels. Incrível né? Pois se você não se importar em pagar um pouco mais, vale a pena ter uma dessas.

E não para por aí! Em feiras de tecnologias desse segmento já estão sendo apresentadas aparelhos 8K, os chamados Full Ultra High Definition que atuam como nada menos que 7680x4320 pixels. Porém, todavia, entretanto, os aparelhos mais acessíveis no momento atual para se ter em casa são os Full HD, seguidos pelos 4K - que já está presente em alguns aparelhos com preços mais em conta.

O tamanho da tela também é um fator que vai interferir na sua experiência, então se estamos falando de qualidade de cinema, quanto maior, melhor. Mas não é tão simples também, um fator que interfere diretamente no tamanho da tela ideal é o tamanho do ambiente ao qual a mesma vai ser colocada.

Além do tamanho do ambiente, para saber o tamanho certo da tela a escolher, vale considerar ainda a distância que a mesma vai ficar dos assentos, desse modo, a experiência vai ser confortável como deve ser.

Para saber qual a distância ideal, anexamos uma imagem a seguir, mas vale ficar atento ao que dizem os profissionais do ramo, especialistas e arquitetos recomendam pelo menos três metros, mas se estivermos falando de TVs de altíssima definição, uma distância menor vai comprometer a qualidade da imagem nem vai causar desconforto aos espectador.

É bom considerar uma distância TV - sofa de no mínimo, duas vezes a diagonal da tela. Uma TV com 42”, por exemplo, tem 107 cm na diagonal, então a distância certa seria em torno de dois metros; . Veja detalhadamente a seguir:

tabela distancia tv lojas colombo

→ Qualidade sonora é parte fundamental na experiência cinematográfica

Tão importante quanto à imagem, o som é crucial na definição do nível de superioridade que a sua experiência vai ter. Sendo assim, na busca por uma qualidade satisfatória, apenas o áudio da TV não será suficiente.

Ainda, do mesmo jeito que o tamanho do ambiente interfere no tamanho da tela, acontece com o sistema de som, sendo assim, o espaço onde determina a necessidade de usar um home theater mais potente ou escolher um sistema mais ameno.

Se a sua sala não for grande, um sistema 5.1 atende muito bem aos ambientes menores, ao que atua com cinco caixas e um subwoofer. Se tratando de um ambiente mais amplo e devidamente dedicado e isolado, faz-se necessário o uso de um dispositivo 7.1 - o qual atua com sete caixas + subwoofer, também deve-se prezar por maior potência a fim de garantir a qualidade sonora nos ambientes mais espaçosos. Nos dois casos, um áudio mais realista será criado, você vai poder usufruir do tão adorado som surround, que chega até os seus ouvidos por todos os lados e faz você se sentir parte do conteúdo.

Com isso resolvido, na hora de instalar o sistema, as caixas precisam ficar espalhadas estrategicamente pelo ambiente ou ainda serem fixadas no teto - confira as melhores caixas de som de embutir aqui na So Fast - principalmente no caso do som traseiro, a fim de acertar no resultado mais eficaz do som surround.

Para conseguir som de cinema em casa também dá para investir em soundbar, se tratando de uma sala pequena, por exemplo, uma soundbar de boa qualidade é capaz de emular som surround de sistemas 3.1 e 5.1, garantindo resultados satisfatórios sem causar desconforto auditivo.

Se tratando de home theater mais modernos, muitos modelos estão adaptados com conexão bluetooth, ou seja, junto ao seu smartphone dá para criar um favorável sistema de som no ambiente, podendo transmitir suas música via streaming do celular para o aparelhos de som.

Há de se considerar ainda a acústica do local, para montar um bom ambiente visando qualidade de cinema é bom optar por determinados materiais, como madeira, tapetes e estofados para serem usados como isoladores. Entretanto, vidros, espelhos e pisos frios já não são uma boa pedida, é bom não os usá-los no ambiente dedicado ao cinema para que os mesmos não prejudiquem a sua experiência com a qualidade sonora.

→ O conforto é essencial - escolha um bom sofá e/ou poltronas

annie spratt 294447 unsplash min

Na hora de montar sua sala de cinema, além de todos os equipamentos de áudio, vídeo e imagem, há de se pensar também onde você irá se acomodar para poder curtir os mais diversos conteúdos que terá acesso.

Ou seja, você vai precisar investir em um sofá que seja bem confortável, uma opção interessante são as poltronas reclináveis - nas quais você consegue achar várias posições confortáveis, perfeita para longas sessões de cinema, tal como maratonar séries.

Atualmente dá para encontrar diversos modelos de sofás para comprar, que são estilosos e oferecem sensação agradável para passar horas deitado ou sentado, também são opções boas para investir, cadeiras confortáveis junto à banquetas e puffs para apoiar os pés, enfim, opte por um móvel que seja capaz de proporcionar uma experiência do maior conforto possível.

Agora, no caso de se tratar de um ambiente que também vai funcionar como sala de estar e não será exclusividade para o cinema, então é melhor considerar comprar sofá retrátil e reclinável, modelos que sejam versáteis para atender a rotina, alinhado ao potencial de ser confortável para os momentos de cinema e sessões de games, por exemplo.

Ainda vale ficar de olho no material dos estofados dos sofás e poltronas a serem escolhidos, pois o conforto depende bastante desse fator. Escolha por modelo com tecidos e descarte couro, por exemplo, já que esse de fato não oferece conforto. Os sofás de tecido além de mais confortáveis e de quebra ainda otimizam a acústica.

→ Não esqueça da iluminação

caixa passiva sofast blog


Está aí mais um fator determinante para a qualidade da sua sala de cinema, a iluminação, considerando que o escurinho é a premissa do cinema, você terá que optar por blecaute e/ou cortinas mais escuras e grossas a fim de conseguir controlar a claridade do ambiente, mas esse é um fator que depende da luz natural do ambiente, bem como da tela que está sendo usada.


Blecautes, por exemplo, são a melhor opção quando se está fazendo uso de um projetor por exemplo, assim a incidência de luz externa não vai comprometer a qualidade da imagem. Mas isso não é exceção, até porque mesmo quando se trata dos equipamentos  mais potentes exigem que o lugar esteja quase que 100% escuro para que seja possível entregar a qualidade total.


Entretanto, não é tudo “preto no branco”, já que uma sala adequada para cinema e games precisa ter uma boa iluminação indireta, nesse ponto, há de se considerar luzes mais quentes e aconchegantes.


Uma boa opção para iluminar a sua sala de cinema é optar por spots instalados no teto e paredes ou mesmo colocar abajures e luminárias de chão e direcionar para as paredes. Considere cor mais escuras para as paredes na frente e que ficam do lado da TV - ainda dá pra usar papéis de parede que possam ajudar na imersão.

→ Acessórios e itens adicionais que enriquecem a experiência de cinema

Equipe a sala de cinema para ter tudo a fácil alcance, assim você não vai precisar ficar parando o filme, por exemplo, para ir buscar bebidas e comidas, inclusive a ideia de ter um microondas no ambiente do cinema é bem interessante - para ter mais praticidade na hora de fazer e repor a pipoca para longas sessões de entretenimento.

Ao montar sua sala de cinema particular considere colocar mesinhas de apoio para deixar os copos, comidas e também os controles dos aparelhos.

No quesito decoração, é bacana usar prateleiras também com fins de usabilidade, como colocar seus filmes, séries, até mesmo objetos decorativos ou mesmo que você possa usar durante as sessões assistindo ou jogando.

Mais uma dica para dar os retoques finais no cinema em casa é colocar tapetes felpudos no chão do lugar, os quais além de contribuírem para o visual do ambiente, ainda ajudam a absorver o com com mais eficiência. Vale enfatizar que o uso de móveis e revestimentos em madeira nas paredes ou piso, a fim de auxiliam no isolamento acústico.

E aí, curtiu nossas dicas para montar sua sala de cinema em casa? Ficou com vontade de montar um espaço assim? Conta pra gente nos comentários o que achou e, se você quer colocar as dicas em prática, nós da So Fast podemos ajudar nessa etapa também, já que em nossas variadas categorias de produtos você encontra o melhor em som, áudio e vídeo, por preços ótimos e condições de pagamento melhores ainda.

→ Saiba mais:
- Diferença de um Subwoofer Ativo de um Subwoofer Passivo 
- Home Theater: 2.0, 2.1, 3.1.2, 5.0, 5.1, 7.1, 7.2, 7.1.2 7.1.4, 7.2.4, 9.1.2, 9.1.4 
- Dolby Atmos mais Barato: Conheça o 3.1.2 

Comentários